Publicado a 15 de Novembro de 2010

Equipa do Programa COHiTEC vence competição I2P Global na U.Texas

O projecto VinePAT, que participou na edição de 2010 do Programa COHiTEC, representou a COTEC na prestigiada competição internacional de ideias de negócio I2P®, realizada na Universidade to Texas em Austin, tendo alcançado o 1.º lugar no Cockrell School of Engineering Championship (a competição para projectos na área de Sistemas de Engenharia).

© I2P

 

O projecto VinePAT visa a comercialização de um sistema de recolha e análise de dados que permite aos viticultores controlar a qualidade das uvas que produzem. A tecnologia em questão – que resulta da investigação desenvolvida na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e na Universidade do Minho – possibilita aos produtores de vinho decidir sobre os tratamentos a aplicar durante a fase de desenvolvimento das uvas e a altura ‘óptima’ para a vindima.

A equipa que representou a COTEC na Universidade do Texas em Austin era composta pelos investigadores César Ferreira (Universidade Católica Portuguesa) e Rui Martins (Universidade do Minho), bem como pelos estudantes de MBA da EGP – University of Porto Business School João Ferreira e Joaquim Valente. O Director do Act da COTEC, Pedro Vilarinho, foi o tutor da equipa.

“Esta experiência é um passo importantíssimo no nosso processo de aprendizagem de como materializar uma visão. Difícil não é termos uma ideia, difícil é sermos capazes de a transformar num utensílio”, sublinhou César Ferreira.
Na sua edição de 2010, a competição I2P® Global contou com a participação de 18 equipas de 8 países, em representação de escolas tão prestigiadas como a Penn State University, Georgia Institute of Technology, University of Illinois, Stockholm School of Entrepreneurship, Aachen University, entre outras.

Idea to Product Competition
As competições Idea to Product (I2P) são um conjunto de concursos de planos de comercialização de tecnologia early-stage, disputados em diferentes regiões do globo, que visam a identificação de oportunidades de negócio suportadas em conceitos de produtos únicos obtidos a partir de tecnologia inovadoras e dirigidos a mercados claramente definidos.

O objectivo das competições é o de incentivar os participantes a criar ligações entre as tecnologias emergentes e as necessidades do mercado, essencial para apoiar etapas posteriores da sua comercialização. O Programa I2P, iniciativa da Universidade do Texas em Austin, pretende, deste modo, educar e desenvolver uma nova geração de empreendedores, cientes de como criar produtos e serviços viáveis a partir da tecnologia.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo