Publicado a 01 de fevereiro de 2017

Programa Indústria 4.0 entra na segunda fase com coordenação da COTEC Portugal

A COTEC Portugal assinou no dia 30 de janeiro o protocolo com o Ministério da Economia de Portugal para coordenação e supervisão da implementação da estratégia nacional para a digitalização da economia, denominada Programa i4.0.

A assinatura do protocolo surge na sequência da estratégia estabelecida pelo Governo Português para reforço da economia nacional e da sua digitalização, que conta com duas fases.

Numa primeira fase, e durante dez meses, o Governo realizou uma iniciativa "bottom-up", tendo reunido mais de 100 empresários e instituições relevantes em Portugal, organizados em quatro fileiras (Automóvel, Moda e Retalho, Agroalimentar e Turismo), que identificaram as necessidades do tecido industrial português e desenvolveram um conjunto de mais de 60 medidas.

O estudo, que contou, entre outras instituições, com a participação da Deloitte e da COTEC Portugal, permitiu esboçar uma estratégia de ação, que inclui medidas que prevêem mais de 2000 milhões de euros de investimento nos próximos anos, com um retorno previsível de 4500 milhões de euros. Entre outras, as medidas irão envolver a formação de 20 mil pessoas em competências digitais, a existência de um Vale Indústria 4.0 que dará até 7500 euros às PME, a criação de vistos para viabilizar o recrutamento de cidadãos estrangeiros qualificados, o reforço da formação em grandes empresas como a PT, Huawei, Bosch, Siemens, Autoeuropa e Peugeot-Citroën e incentivos à exibilção de empresas tecnológicas nacionais nas principais feiras internacionais do sector.

A segunda fase do programa Indústria 4.0 contempla a implementação das medidas que foram esboçadas e será coordenada e supervisionada pela COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação.

Tanto a apresentação das mais de 60 medidas para a Indústria 4.0 como a assinatura do protocolo entre a COTEC Portugal e o Ministério da Economia tiveram lugar no contexto de um evento realizado no Instituto Politécnico de Leiria no dia 30 de janeiro, que incluiu também um Circuito de Exibição de tecnologias e soluções i4.0, assim como Workshops e Sessões Paralelas.

Consultar a landing page da iniciativa "Portugal i4.0", que contém a descrição pormenorizadas das mais de 60 medidas

Consultar a notícia do Diário de Notícias sobre este tema

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo