Publicado em 29 de Junho 2010

Estudo sobre Rede PME Inovação COTEC lançado

As empresas inovadoras da Rede PME têm um desempenho económico-financeiro melhor que a maioria das PME nacionais. Esta é uma das principais conclusões do Estudo de Caracterização da Rede PME Inovação, recentemente dado a conhecer pela COTEC Portugal.

© COTEC Portugal

 

Realizado por uma equipa do ISCTE‐IUL e ISEG‐UTL, este estudo mostra que indicadores como o valor acrescentado bruto ou o retorno para o accionista são melhores nas empresas da Rede que nas restantes PME do país. “Se todas as PME tivessem o desempenho destas empresas, teríamos um défice na casa dos 3%”, enfatizou Rogério Carapuça, Coordenador do Plano de Actividades da Rede PME Inovação na apresentação pública do Estudo.

Com um volume de negócios conjunto de cerca de 800 milhões de euros – 32% dos quais resultantes de exportações –, as 118 empresas da Rede PME Inovação comprovam que a inovação é uma verdadeira forma de estar. Nestas empresas, a inovação é “múltipla” e decorre da aplicação de vários tipos de inovação: metade das empresas da Rede pratica simultaneamente inovação de produto, processo, de marketing e organizacional.

“Fazer bem tem várias componentes e quando se faz bem, tendencialmente faz-se bem em tudo”, frisou Daniel Bessa, Director-Geral da COTEC. De facto, o estudo mostra que a actividade destas empresas inovadoras depende de factores críticos de sucesso como a existência de uma estratégia, a gestão forte das actividades de IDI, a evidente protecção da propriedade intelectual e a aposta nos relacionamentos externos.

Inovadoras por mérito próprio, estas empresas valorizam a cooperação e o networking, elementos que exercitam na Rede PME Inovação da COTEC. “A intensidade com que se partilha conhecimento é uma característica marcante das empresas inovadoras que revela que os inovadores não escondem jogo”, notou Rogério Carapuça. Como o estudo revela, a Rede PME é encarada pelas empresas como uma envolvente que estimula a inovação, potencia o acesso à informação e fomenta a partilha de novos conhecimentos.

O Estudo de Caracterização da Rede PME Inovação COTEC será disponibilizado online brevemente

Conheça o sumário executivo do Estudo

As empresas interessadas em candidatar-se à Rede PME Inovação COTEC poderão fazê-lo até ao dia 23 de Julho através da plataforma Innovation Scoring, disponível em www.innovationscoring.pt. Em caso de dúvida deverão entrar em contacto com a COTEC através do telefone 213183350 ou por e-mail carlos.cabeleira @ cotec.pt

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo