13.º ENCONTRO NACIONAL DE INOVAÇÃO COTEC
Publicado a 24 de novembro de 2016

Explorar as oportunidades de uma economia mais eficiente e regenerativa

Com uma audiência de 520 participantes composta por líderes empresariais, académicos, representantes da sociedade civil e decisores públicos, o 13.º Encontro Nacional de Inovação foi dedicado ao tema “Explorar a economia circular”. Este grande evento teve como oradora convidada Ellen MacArthur, fundadora da instituição com o seu nome, que realizou uma intervenção inspiradora e informativa sobre como inovar o futuro e as possibilidades de uma economia mais eficiente e regenerativa na utilização de recursos. Segundo a antiga velejadora, «o maior feito da minha volta ao mundo num barco-à-vela não foi o de estabelecer um novo recorde mundial», mas a descoberta de que, com o carácter finito dos recursos, «a economia circular se impõe como uma forma de economia global sustentável e eficiente» para a qual teremos de fazer a transição.

No primeiro painel, o pensamento, a atitude, os princípios e as práticas na economia circular foram debatidos por Ellen MacArthur em conjunto com Helga Vanthournout (McKinsey), Luís Veiga Martins (SPV - Sociedade Ponto Verde), Manuela Pintado (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa) e Nuno Sequeira (QUERCUS). Para apresentar práticas empresariais, estiveram no segundo painel Carlos Martins de Andrade (GALP), Fernando Leite (LIPOR) e Gonçalo Salazar Leite (SECIL), painel ao qual a velejadora também se juntou. No terceiro e último painel, o debate centrou-se nas políticas públicas para acelerar a transição e contou com a intervenção da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, Jaime Andrez (COMPETE 2020), José Carlos Caldeira (ANI - Agência Nacional de Inovação), Nuno Lacasta (APA - Agência Portuguesa do Ambiente) e Paulo Ferrão (FCT).

Num momento de celebração do sucesso inovador de empresas a operar em território nacional, que contou com a presença do Presidente da República, procedeu-se à entrega do Prémio PME Inovação COTEC-BPI às empresas ERT Têxtil Portugal e i2S - Informática, Sistemas e Serviços e do Prémio Produto Inovação COTEC- ANI ao produto PVU, desenvolvido pela TMG Automotive, com uma menção honrosa para o Mulch biodegradável Agrobiofilm da SILVEX. Foram ainda conhecidas as 24 novas PME que passaram a pertencer à Rede PME Inovação COTEC.

Para Francisco de Lacerda, Presidente da Direção da COTEC Portugal, «todos reforçámos a consciência de que as atividades económicas desperdiçam demasiados recursos», acrescentando que «maior circularidade pode significar igualmente maior competitividade». Sublinhou ainda a convicção de que a COTEC Portugal tem sido “incansável” na promoção de múltiplas sessões de trabalho, encontros e ações específicas com grandes e pequenas empresas, de modo a que todas possam trocar experiências benéficas, trabalhar casos práticos, definir estratégicas de atuação e ir ao encontro das suas necessidades reais.

Na intervenção de encerramento da primeira parte do Encontro, o Presidente da República sublinhou três ideias. Primeiro, que a COTEC colocou o empreendedorismo e a inovação na agenda política e empresarial do país, afirmando o seu papel de promotor nacional das mesmas. Segundo, destacou a «resiliência do tecido empresarial português e o seu potencial de inovação» e a profunda “revolução silenciosa” que ocorreu ao longo dos últimos trinta anos. Finalmente, anuiu sobre a importância da oportunidade da transição para uma economia mais circular.

A segunda parte do Encontro foi dirigida a estudantes do ensino universitário. Um painel de alunos composto por Débora Campos (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa), Dulce Nogueira (Universidade de Aveiro), Frederico Torres (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa), Nathália Vieceli (Instituto Superior Técnico) e Sara Cunha (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), debateu como inovar o futuro e fazer a economia circular acontecer, dando depois lugar às apresentações de casos de aproveitamento de resíduos por Carla Costa (GALP Energia), Benedita Chaves (LIPOR), Pedro Martins (SECIL) e Sofia Mendonça (SECIL).

Consulte o booklet da exposição sobre Economia Circular e que incluiu projetos nacionais da área, que esteve patente no Encontro. Pode também consultar o booklet em inglês.

Consulte o documento de contribuição da COTEC sobre barreiras e oportunidades de intervenção de política publica para acelerar a transição para a economia Circular

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo