Publicado a 1 de Março de 2011

FishTalk vence Competição de Ideias de Negócio I2P Portugal 2011

O projecto FishTalk, oriundo da Universidade de Lisboa, foi o vencedor da segunda edição do concurso Idea to Product Portugal, que se realizou nos passados dias 25 e 26 de Fevereiro no Porto. A equipa representada pelos alunos de doutoramento Raquel Vasconcelos e José Miguel Simões apresentou uma tecnologia que permite reproduzir sons emitidos por peixes debaixo de água, com elevada fidelidade e independentemente da profundidade.

© COTEC Portugal

 

Não existindo actualmente nenhum produto capaz da reprodução destes sons com tanta precisão, o inovador FishTalk - Underwater Sound Generator tem aplicações na área do condicionamento do comportamento dos peixes, nomeadamente na indústria pesqueira e nos serviços de protecção ambiental, ao permitir atrair ou repelir determinadas espécies em detrimento de outras. Da equipa fazem ainda parte os professores Paulo Fonseca e Jorge Alves, bem como o coordenador do gabinete UL-Inovar da Universidade de Lisboa, Nuno Silva, que foi tutor da equipa.

O segundo lugar no I2P Portugal foi atribuído ao projecto Thin Film Tec da Universidade de Aveiro, representado pelos alunos de doutoramento Luís Amaral e Monika Tomczyk. Paula Vilarinho, Professora do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro, foi a tutora da equipa. O projecto Thin Film Tec propõe-se produzir um circuito integrado com uma memória ferroeléctrica não volátil que, através de um processo inovador de produção de materiais ferroeléctricos a baixa temperatura, permitirá reduzir em cerca de 30% o custo dos circuitos integrados actualmente utilizados para aplicações de identificação por rádio frequência (RFID), além de outras vantagens.

A equipa representante da Universidade de Coimbra classificou-se em terceiro lugar, com um método inovador de realização de testes de sensibilização cutânea para as indústrias cosmética e de higiene pessoal que, ao contrário dos testes actualmente existentes, vai de encontro às novas imposições da União Europeia que não permitem a utilização de modelos animais para testar produtos da indústria de cosmética. Esta equipa é proveniente do Centro de Neurociências e Biologia Celular, tendo como membros as professoras Maria Teresa Rosete e Maria Celeste Lopes, Margarida Gonçalo e os alunos de doutoramento Bruno Neves e Susana Rosa, sob a tutoria de João Nuno Simões, da Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra.

Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao projecto DriveMyPhone, em representação da Universidade do Algarve, que foi apresentado por Aldric Négrier, acompanhado do tutor Tiago Magalhães, do Cria - Centro Regional para a Inovação do Algarve.

Participaram também neste concurso as universidades da Beira Interior, Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.

© COTEC Portugal

 

Sobre o I2P
O Idea to Product® Competition é um concurso de planos de comercialização de tecnologia, originário da universidade do Texas em Austin.

O objectivo desta competição é o de apoiar equipas oriundas de instituições de ensino superior na geração de um conceito de produto a partir de uma tecnologia por eles desenvolvida, fazendo a ponte entre a ciência e o mercado.
O 2011 I2P® Portugal é a segunda edição deste concurso em Portugal e foi organizado pela iniciativa Act da COTEC em parceria com o GAPI 2.0.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo