Publicado a 3 de junho de 2016

Fundação Calouste Gulbenkian e COTEC distinguem Empreendedorismo e Inovação da Diáspora

Augusto Pinho, Presidente da Direct Poultry Inc/Premium Foods, foi distinguido com o Prémio FAZ - Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa de 2016 e o projeto Guardiãs do Mar - Salvar o Ambiente, Preservar Empregos, venceu o concurso FAZ - Ideias de Origem Portuguesa 2016. Os prémios foram entregues ao fim da tarde do dia 3 de junho pelo Presidente da República na Fundação Calouste Gulbenkian em mais uma edição do Encontro FAZ | Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, uma iniciativa conjunta da Fundação Gulbenkian e da COTEC Portugal.

Prémio FAZ - Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa

Promovido pela COTEC, o Prémio FAZ - Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa de 2016 foi entregue a Augusto Pinho, Presidente da Direct Poulty Inc/Premium Foods, uma das maiores empresas do sector de transformação alimentar em Ontário, Canadá, que atualmente tem um volume de negócios da ordem dos 80 milhões de euros e cerca de 180 colaboradores. Augusto Pinho nasceu em Vagos e emigrou para o Canadá em 1974, com 4 anos de idade. Frequentou o ensino oficial canadiano e, devido ao seu gosto pela concretização e a sua capacidade empreendedora, trabalhou dos 17 aos 20 anos em diversas áreas, inclusive no sector alimentar, enquanto estudava. Depois de várias experiências profissionais, decide fundar, em 2004, a Direct Poultry Inc. Hoje é parceiro das maiores cadeias de distribuição alimentar a operar no Canadá e foi também reconhecido pelo Ministério da Agricultura do Ontário pela sua aposta nas boas práticas ambientais e de sustentabilidade.

 

A 9.ª edição do Prémio FAZ - Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa distinguiu ainda Paulo Rodrigues da empresa Mint Labs com uma menção honrosa. Paulo Rodrigues reside em Espanha e a sua empresa dedica-se à valorização da investigação desenvolvida, permitindo visualizar as ligações nervosas do cérebro, ajudando os médicos na definição de diagnósticos mais rigorosos e terapias mais eficazes para doenças neurodegenerativas e mentais.

 

Esta edição contou com 212 candidaturas de 35 países, em sectores de atividade como comércio e serviços, construção civil, indústrias criativas, tecnologias, associativismo social, restauração e turismo, informação e comunicação, ensino e investigação, e indústria. Esta distinção tem como objetivo premiar e divulgar os cidadãos portugueses que se tenham distinguido pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável no contexto das respetivas sociedades de acolhimento e que constituam exemplos de integração efetiva nas correspondentes economias e de estímulo à cooperação.

 

Para Francisco de Lacerda, Presidente da COTEC Portugal, «Este prémio é a oportunidade de realçar os portugueses que saem de Portugal para o mundo e que se tornaram importantes referências pelo seu potencial empreendedor e inovador. Alguns destes projetos são exemplos vivos do capital humano de excelência que o país detém. É por isso necessário valorizar os nossos recursos, e premiar aqueles que todos os dias, através das suas ideias, são verdadeiros embaixadores de Portugal no mundo».

 

Prémio FAZ - Ideias de Origem Portuguesa

O 1.º lugar (25 mil euros) no concurso FAZ - Ideias de Origem Portuguesa de 2016, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, foi atribuído ao projeto Guardiãs do Mar – Salvar o Ambiente, Preservar Empregos, que pretende responder ao problema da degradação e destruição das pradarias marinhas e o seu impacto no declínio da população de golfinhos do Sado, mas também ao desemprego e à desvalorização social e cultural das mulheres pescadoras. O projeto propõe atividades de sensibilização do público e a monitorização e proteção direta deste habitat, envolvendo a comunidade local de mulheres pescadoras e apresentando alternativas para o seu desemprego. Duas destas pescadoras fazem, aliás, parte da equipa do projeto, que resulta do cruzamento das preocupações de uma portuguesa formada em Gestão, residente em Barcelona, e de uma bióloga marinha que segue a população de golfinhos do Sado há mais de 20 anos.

 

A 5.ª edição do FAZ - Ideias de Origem Portuguesa premiou também o projeto Vtree Solar (2.º lugar – 15 mil euros), que propõe “árvores” com wifi alimentadas por painéis de energia solar fotovoltaica em jardins e espaços públicos urbanos de grande circulação, onde qualquer pessoa possa carregar o seu telemóvel e outros gadgets (e até scooters elétricas). Trata-se de um produto inovador que associa design e tecnologia e que pretende responder a problemas de conectividade no quotidiano, democratizando o acesso à rede. Foi ainda premiado nesta edição o projeto Jazz‘aqui (3.º lugar – 10 mil euros), que pretende promover o jazz português, propondo, entre outras iniciativas, residências artísticas e a criação de um festival de jazz itinerante fora de Portugal, exclusivamente com músicos nacionais.

 

Na 5.ª edição do FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, o concurso de ideias de empreendedorismo social promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e dirigido à diáspora portuguesa, foram submetidas a concurso 53 ideias, que envolveram participantes de 20 países, incluindo Portugal. Recorde-se que apenas podem concorrer equipas onde um dos elementos seja emigrante ou luso-descendente, desempenhando um papel ativo no desenvolvimento da ideia. Os prémios são inteiramente destinados ao financiamento dos projetos. 

 

Artur Santos Silva, Presidente da FCG, sublinha que «pelo seu carácter inovador, o Prémio Ideias de Origem Portuguesa tem merecido atenção internacional, já protagonizada pela atribuição de um Prémio Europeu de Promoção Empresarial, na categoria de empreendedorismo inclusivo e responsável. Por outro lado, vários grupos organizados de diásporas de outros países e contextos têm manifestado o seu interesse. Os resultados que temos alcançado com esta iniciativa atestam a importância que os olhares a partir de fora têm para o desenvolvimento de novas respostas para o nosso país».

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo