Publicado a 07 de dezembro de 2016

Gerir o talento empresarial com “arrojo”

A atração, desenvolvimento e concretização do talento foi a temática do quinto almoço de trabalho “Prospetivas”, organizado no dia 6 de dezembro pela COTEC Portugal com o patrocínio da NOS. O almoço integra-se num ciclo que visa reunir um conjunto selecionado de líderes empresariais para reflexão sobre temas de inovação empresarial estratégicos para as empresas e para o país.

O almoço teve início com uma intervenção de Ângelo Paupério, co-CEO da SONAE, seguindo-se um debate que contou com a participação de Carlos Moreira da Silva (BA Vidro), Fernando Cunha Guedes (Sogrape Vinhos), João Gaspar da Silva (Prosegur), João Ricardo Moreira (NOS), José António Teixeira (Porto Editora), Luís Pedro Duarte (Accenture), Rui Lopes Ferreira (Unicer), Francisco de Lacerda (CTT e COTEC Portugal) e Jorge Portugal (COTEC Portugal).

Na opinião dos intervenientes no debate, um dos principais pontos a discutir diz respeito à mudança nos objetivos dos trabalhadores. Hoje em dia as pessoas não procuram apenas um emprego enquanto fonte de rendimento, mas almejam valores como a felicidade no trabalho, motivo pelo qual “as empresas têm que estar preparadas para acomodar os interesses que são dos seus trabalhadores”, considerou Ângelo Paupério, Co-CEO da SONAE.

Outro dos temas referidos foi a necessidade de uma maior proximidade entre as empresas e o sistema de educação, para que a atração e desenvolvimento de talento se faça de forma mais harmoniosa.

Por fim, foi debatida a importância da diversidade na atração de recursos humanos, no que concerne a características como género, idade, formação e cultura dos colaboradores. Paradoxalmente, para serem capazes de assimilar esta diversidade, as empresas devem manter “valores como a capacidade de descentralizar, de responsabilizar, de ser arrojado, cometer erros e aprender com isso”, defendeu Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC.

Leia também a notícia do Jornal de Negócios sobre este tema aqui.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo