Publicado a 23 de outubro de 2015

Google abre candidaturas ao fundo de inovação para os media no valor de 150 milhões de euros

A Google vai disponibilizar 150 milhões de euros para projetos de jornalismo digital inovadores. As candidaturas à primeira ronda arrancaram no dia 22 de outubro e terminam no dia 4 de dezembro.

No total, a gigante tecnológica vai apoiar as ideias vencedoras com 150 milhões de euros, na forma de subsídios, durante três anos e pretende lançar dois períodos de candidaturas ao fundo por ano. O primeiro, que teve início no dia 22 de outubro, termina no dia 4 de dezembro, e a próxima fase terá lugar na primavera de 2016.

Esta iniciativa insere-se no projeto Digital News Initiative (DNI), lançado pela Google em abril de 2015, e que resultou numa parceira com 11 grupos de media.

O fundo de inovação DNI tem como objetivo apoiar o sector dos media por via da tecnologia e da inovação e está aberto «a todos os envolvidos na indústria europeia de notícias no ambiente digital – grandes, pequenos, estabelecidos ou estreantes», explica a Google em comunicado.

Desde o seu lançamento mais de 120 organizações mostraram interesse em integrar a iniciativa, segundo o mesmo documento.

O lançamento do DNI acontece depois de vários jornais europeus terem iniciado uma batalha contra o portal de buscas, devido aos direitos de autor. Em Espanha, por exemplo, a tecnológica fechou o Google News depois do país vizinho ter introduzido uma lei que a obrigaria a pagar pelos conteúdos.

Fonte: Jornal de Negócios

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo