Publicado em 29 de Janeiro de 2014

Governo anuncia 50 milhões para empreendedorismo e inovação

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou no passado dia 15 de Janeiro que o Governo destinará 50 milhões de euros adicionais para o apoio ao empreendedorismo e inovação, com especial ênfase nas novas empresas.

Dos 50 milhões de euros, 35 milhões destinam-se a uma nova linha de apoio a startups por parte da Portugal Ventures, a operadora de capital de risco pública, e estão activos ainda a partir de Janeiro de 2014. Os restantes 15 milhões de euros serão injectados em novos projectos empresariais, através de parcerias da sociedade civil com business angels, investidores individuais que investem, directamente ou através de sociedades, no capital de empresas nascentes.

O Governo anunciou também que irá criar em Boston, EUA, um centro de actividade de novas empresas na área da Biotecnologia. O centro pretende aumentar a exposição internacional das empresas, num mercado maduro e com grande potencial como o norte-americano. O centro a instalar em Boston seguirá o exemplo de uma primeira parceria que o Governo já instalou nos EUA, em Silicon Valley, na Califórnia.

António Pires de Lima afirmou ainda que o Governo pretende «refocalizar a actividade» da Portugal Ventures, a capital de risco pública, no sentido de que a sua actividade se concentre no apoio a empresas em fase inicial e de arranque (capital semente) e «deixe para o funcionamento regular do mercado o apoio a empresas que já estão sustentadas, que já fizeram a sua prova de vida».
As medidas anunciadas pelo Executivo foram divulgadas durante uma conferência de imprensa realizada após a reunião do Governo com o 'Conselho Nacional de Empreendedorismo e Inovação', um órgão consultivo do Executivo.

No âmbito da reunião, foram ainda apresentadas seis empresas apoiadas por medidas de apoio ao empreendedorismo e inovação, nomeadamente a Calx (reinvenção de calçada portuguesa), a Cell2B (terapia celular para tratamento de doenças do foro imunológico e inflamatório); a Gleam (plataforma online de moda); a Lapa (plataforma social de perdidos e achados); a Nutri Ventures (promoção da alimentação saudável através de conteúdos de entretenimento) e a Science4you (produção de brinquedos científicos).

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo