Publicado a 7 de Dezembro de 2011

Grande vencedor do Concurso Nacional de Inovação BES pode revolucionar indústria têxtil

A 7.ª edição Concurso Nacional de Inovação BES distinguiu como grande vencedor um projecto desenvolvido na Universidade do Minho que recorre a uma tecnologia inovadora e ambientalmente sustentável, nunca antes aplicada na indústria têxtil, que constitui uma importante alternativa ao tingimento de tecidos convencional. Com um gasto mínimo de água, a solução deverá ser implementada a nível mundial dentro em breve.

A tecnologias consiste em nanopartículas coloridas, à base de sílica, que não necessitam de sal e que permitem uma poupança, no mínimo, de 70% de água durante o processo de tingimento. O projecto 'Nanocor', liderado pelo professor Jaime Gomes, tem, por isso, um enorme potencial inovador e renovador a nível do mercado têxtil mundial, nomeadamente em algumas áreas do globo, onde o meio empresarial deste sector (tinturarias e acabamentos) está em colapso, precisamente por falta de água.

Ciente da importância e inevitabilidade de enveredar por alternativas sustentáveis na indústria mundial, nos têxteis mas também noutros sectores, a empresa Ecoticket, Lda, spinoff da Universidade do Minho, encontra-se de momento em fase de preparação de scale up para implementação a nível mundial desta tecnologia.

A cumprir a sua sétima edição, o Concurso Nacional de Inovação BES é, actualmente, uma referência nacional que, ao premiar projectos que aproximam a investigação, o conhecimento académico e científico ao sector empresarial, estimula, de forma competitiva o futuro da economia portuguesa.

167 projectos a concurso
Concorreram 167 projectos à edição de 2011 do Concurso Nacional de Inovação BES, tendo-se registado uma maior incidência de candidaturas na área das Tecnologias de Informação e Serviços (59), seguida das Clean Tech (39), Tecnologias da Saúde e Biotecnologia (34), Processos Industriais (21) e Recursos Naturais & Alimentação (17).

Desde a sua criação, em 2004, o concurso contou com 1 226 projectos, dos quais 38 foram vencedores, e atribuiu prémios num valor superior a 2 400 milhões de euros. Na sua maioria, os projectos vencedores concretizaram-se em aplicações empresariais, com relevância nacional e internacional.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo