Publicado em 12 de Março de 2012

Grupo Medlog distinguido com Menção Honrosa no âmbito do Prémio Kaizen Lean 2011

O Grupo Medlog - operador logístico na área da Saúde - foi distinguido com uma Menção Honrosa no âmbito do prémio Kaizen Lean 2011. Na categoria 'Excelência no Setor da Saúde', o Grupo Medlog destacou-se entre os concorrentes. O prémio Kaizen Lean é uma iniciativa do Instituto Kaizen que pretende premiar as melhores práticas na área da melhoria contínua como fonte geradora de inovação e competitividade. A cerimónia de Entrega de Prémios que vai decorrer, dia 19 de Abril, no Porto.

Ao introduzir as ferramentas Kaizen – que têm como princípio implementar a melhoria contínua nos processos de trabalho – a Medlog registou ganhos significativos refletidos no aumento da produtividade operacional ao longo da cadeia logística dos produtos de saúde e no aumento do nível de serviço ao cliente. Verificou-se, ainda, uma redução de custos que se traduziu numa expressiva poupança anual.

Face aos desafios atuais que se colocam aos sistemas de saúde, o projeto intitulado 'Kaizen Integrado na Gestão Logística do Sistema de Saúde', surgiu da necessidade detetada de criar soluções inovadoras, eficazes e competitivas. A intervenção deu-se ao nível dos processos internos da Medlog e, também, nas instalações do cliente, servindo de motor para o desenvolvimento de um novo serviço de externalização da logística hospitalar.

Para além do armazém de Gondomar, o projecto de melhoria estendeu-se às outras quatro plataformas logísticas do Grupo Medlog. Também aqui, para além da redução de Lead Time da preparação de encomendas, aumento do envolvimento e motivação dos colaboradores, organização geral do armazém e implementação da cultura de melhoria dos 5S – iniciais de 5 palavras japonesas Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke que significam: separar o necessário do desnecessário, arrumação, limpar tudo, definir normas e disciplina –, obtiveram-se ganhos no desempenho das actividades, concretamente, um aumento de 30% produtividade na arrumação, entre outros.

Realçam-se outras intervenções da metodologia Kaizen que levaram a resultados proveitosos, nomeadamente, no âmbito de um projeto pioneiro no âmbito da logística hospitalar: o SIG_LOG (Sistema Integrado de Gestão e Logística de Medicamentos, Dispositivos Médicos e outros Produtos Farmacêuticos para o Sistema Alargado da Saúde), cujos resultados foram oficialmente apresentados no final do ano passado. O projeto foi reconhecido por vários especialistas, entre eles, o ex-ministro da Economia e docente do ISEG, Augusto Mateus, como «uma solução inovadora» e «uma resposta eficaz na reorganização do SNS».

Da experiência piloto desenvolvida num grupo hospitalar português, conseguiu-se garantir um serviço de qualidade superior ao existente, gerando em simultâneo uma poupança de recursos de 25% na logística de armazenamento e de 50% na distribuição. No contexto de potencial da externalização da logística hospitalar, foram estimadas poupanças que facilmente podem chegar a 50% no número de recursos humanos e 35% em área de armazenamento, bem como, entre 30% a 40% nos gastos globais logísticos ligados a produtos de saúde (excluindo a unidose).

A Comissão de Avaliação do projeto – composta por José Pires (Kaizen Institute) e Margarida França (Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde) – destacou como pontos fortes da equipa Medlog o forte envolvimento e a vontade de relançar o esforço de melhorar contínua todos os dias: «Destacamos a preocupação com a melhoria dos processos e resultados; bom ambiente e entrosamento de equipa; vontade de melhorar e quererem ser os melhores e o forte apoio da direção em todo o processo».

O prémio Kaizen Lean está organizado em 4 categorias: Excelência na Qualidade; Excelência na Produtividade; Excelência no Sector da Saúde; Excelência no Sistema de Melhoria Contínua. A cerimónia de Entrega de Prémios que vai decorrer, dia 19 de Abril, no Porto.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo