Publicado a 22 de Novembro de 2010

Grupo Portucel Soporcel vence prémio internacional Green Energy and Biofuels

O grupo Portucel Soporcel foi distinguido na segunda edição dos prémios da revista Pulp & Paper International (PPI), na categoria de Green Energy and Biofuels Award, um reconhecimento da estratégia de sustentabilidade seguida pelo Grupo na área das energias renováveis.

 

A atribuição deste prémio é a confirmação internacional, não só dos avanços significativos do Grupo na área de produção de energia renovável, mas também do facto de ter realizado um programa estruturado de investimentos nesta área. Conforme definido na candidatura «…o júri está à procura de uma empresa que possa servir de exemplo para o sector».

Esta estratégia bem sucedida insere-se numa lógica de uso integrado da floresta, conjugando as preocupações de conservação da biodiversidade com a obtenção de matéria-prima para a actividade produtiva e a utilização da biomassa residual florestal para a produção de energia.

Além da sua posição de maior produtor nacional de “energia verde” a partir desta fonte, o grupo Portucel Soporcel é também uma referência no domínio da energia renovável no sector internacional de pasta e papel.

O Grupo investiu cerca de 200 milhões em projectos relacionados com energia e estima-se que a, curto prazo, a produção anual total de energia do Grupo corresponda a 1,84 TWh sendo 1,17 TWh a partir de fontes renováveis, prevendo-se que, a partir de 2011, o grupo Portucel Soporcel venha a ser responsável por cerca de 5% de toda a energia eléctrica produzida no País, obtida em grande parte com recurso a este tipo de fontes.

A aposta do Grupo nas energias renováveis e nas melhores técnicas disponíveis faz das suas fábricas um modelo de sustentabilidade e eco-eficiência. De salientar, para além do aumento da produção de energia renovável acima referido, a utilização racional de energia e a optimização da eficiência energética dos processos produtivos. Desta forma, o Grupo dá uma expressiva contribuição para o cumprimento das metas ambientais a que Portugal está vinculado.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo