Publicado a 4 de Janeiro de 2011

Innovcenter da Mota-Engil distinguida com galardão internacional na área de Inovação

“Ideias que fazem toda a diferença” é o mote de uma plataforma desenvolvida pela Mota-Engil que quer dar voz a todos os colaboradores dispersos por uma vasta área geográfica. A plataforma Innovcenter foi agora distinguida como uma das 10 melhores intranets para 2011 pela Nielsen Norman Group.

Segundo o Presidente do Nielsen Norman Group “o Innovcenter da Mota-Engil incentiva, guia e permite identificar ideias inovadoras desde o momento da sua concepção até sua conclusão. Esta é uma ferramenta poderosa para a promoção da inovação pois facilita a participação e a informação entre colaboradores o que possibilita a implementação de projectos de sucesso em toda a empresa”.

O InnovCenter da Mota-Engil Engenharia e Construção é uma plataforma aberta a todos os colaboradores da empresa com o intuito de possibilitar a partilha de ideias, experiências e desenvolvimento das mesmas. Esta plataforma foi desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a Mota-Engil Engenharia, que contribuiu com know-how de gestão de inovação, e a WeListen, que forneceu consultoria e desenvolvimento de software que realmente suporta essa gestão, utilizando como base a tecnologia da Telligent, líder na área de software colaborativo.

A Mota-Engil reconhece, assim, o potencial dos seus colaboradores, dispersos por uma área geográfica vasta. Com o recurso ao Innovcenter, o grupo pretende dar voz a todos os colaboradores com maior potencial dando, assim, seguimento à mensagem de boas-vindas do Innovcenter: “Já pensou que a sua ideia pode fazer a diferença?”.

“Numa indústria altamente competitiva e geograficamente muito dispersa, vemos no InnovCenter um meio de potenciar os saberes e ideias dos nossos colaboradores. O InnovCenter veio dar voz à comunidade Mota-Engil Engenharia, permitindo que todos participem no desafio de tornar a nossa organização mais dinâmica e coesa, para dar resposta aos desafios futuros. Além disso, este meio, veio sistematizar a Gestão de IDI de uma forma simples e clara sem criar barreiras à criatividade e inovação, não retirando no entanto, a necessidade de continuarmos a ter, persistência e paciência na busca do sucesso”, defende Rui Campos, Director da Performance, Tecnologia e Inovação.

A expansão desta plataforma foi feita por departamento, englobando actualmente cerca de 500 colaboradores de oito Direcções. Sete meses após a sua implementação já foram apresentadas mais 100 ideias, das quais 40 estão em fase de desenvolvimento ou já terminados. Cada colaborador pode submeter na plataforma uma ideia que responda a um desafio da organização que, por sua vez, pode ser comentada e melhorada pelos outros membros da organização. De seguida, os projectos mais inovadores são submetidos à aprovação da Comissão de Inovação, composta por membros da Administração e Directores Executivos da MEEC.Caso o projecto venha a ser aprovado, a plataforma fornece ferramentas de gestão do projecto. A plataforma permite aceder a um planeamento, controlo de custos e análise de riscos. Cada novo projecto tem, ainda, ferramentas para partilha de informação e sugestões.

Em suma, graças a esta plataforma todo o conhecimento disperso na comunidade pode ser reunido, os melhores projectos podem ser implementados e, por último, os colaboradores tornam-se numa voz mais activa dentro da organização.
O Innovcenter aposta na transparência da informação e no feedback e reconhecimento ao colaborador através de um sistema de pontos. O reconhecimento externo do Innovcenter tem sido muito positivo, sendo considerado um exemplo a seguir no desenvolvimento de uma cultura de inovação.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo