Publicado a 12 de Junho de 2013

Inovação da Siemens inspirada em dinossauros aumenta 4% a produção de energia eólica

Uma das mais recentes inovações da Siemens na área da energia eólica, as chamadas “dino tails”, pás eólicas inovadoras que permitem reduzir o ruído e aumentar a eficiência das turbinas eólicas, dando-lhes um aumento de produção de energia em 4%, estão em exposição no Pavilhão do Conhecimento.

© Siemens

 

Inventadas em 2012 por Peder Bay Enevoldsen, um dos colaboradores da Siemens premiados pela empresa no âmbito da iniciativa “Inventores do ano”, as “dino tails” são pás rotoras das turbinas eólicas às quais, nas faces exteriores, foram aplicadas serrilhas iguais às existentes nas costas dos Estegossauros, e que eram usadas tanto para defesa como para estabilizar a temperatura do seu corpo.

Esta nova configuração torna as pás mais rápidas, fazendo com que as pontas das pás do rotor cheguem a atingir velocidades de 350 km por hora, o que permite o aumento da produção de energia eólica em 4% – um aumento substancial para uma turbina eólica. Para além disso, a nova inovação torna as pás mais silenciosas, factor importante no caso dos parques onshore.

As pás de rotor inovadoras podem ser vistas em Lisboa, até Agosto, no módulo da Siemens ‘Dino Tails – A energia eólica e os Dinossauros’, que integra a exposição ‘T-Rex – Quando as galinhas tinham dentes’, patente no Pavilhão do Conhecimento.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo