4.º Encontro Nacional
Publicado em Maio de 2007

Inovação e Educação

No passado dia 16 de Maio, realizou-se o 4.º Encontro Nacional de Inovação da COTEC Portugal sob o tema “Inovação e Educação”, que teve lugar na Culturgest, em Lisboa e contou com a apresentação/moderação do Dr. Nicolau Santos do Jornal Expresso.

© COTEC Portugal

 

No discurso de abertura do evento, o Presidente da Direcção da COTEC Dr. Artur Santos Silva, começou por saudar os cerca de 400 participantes, dando-lhes as boas-vindas ao 4.º Encontro Nacional de Inovação da COTEC. Para além de apresentar o Programa do Encontro , o Presidente da Direcção da COTEC salientou a importância da inovação para a economia nacional. «Só com inovação Portugal pode recuperar face ao grande atraso que tem relativamente a outros países da União Europeia». Afirmando que em Portugal há um défice de empreendedorismo e, sobretudo, de empreendedorismo qualificado, o Dr. Artur Santos Silva focou a necessidade de se desenvolverem «atitudes e comportamentos associados ao empreendedorismo» nas camadas mais jovens.
E relembrou: «Inovação e Educação são domínios inseparáveis numa economia global».

Este Encontro contou com as intervenções de:

Durante esta iniciativa da COTEC foi ainda apresentado o Manual de IDI e divulgadas as novas empresas da Rede PME Inovação. Um dos momentos altos do 4.º Encontro Nacional foi também a atribuição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI, com o apoio do jornal Público, às empresas

e de uma menção especial à empresa

Foi ainda distribuído o Guia das PME, que já inclui as 24 novas empresas da Rede.

 

Apostar nas novas gerações
O dia terminou com o Discurso de Encerramento por Sua Excelência o Presidente da República Professor Aníbal Cavaco Silva, que salientou que, para que o investimento em inovação se «enraíze e frutifique» é indispensável a qualificação dos recursos humanos, elemento imprescindível para o sucesso das empresas portuguesas.

 

© COTEC Portugal

O Presidente da República distinguiu o papel das novas gerações – qualificadas e conhecedoras das novas tecnologias – como «sinal encorajador» de aumento do empreendedorismo no nosso país e reiterou um apelo aos jovens: «Ao pensarem na vossa carreira profissional, não desistam de Portugal», pediu.

Também os empresários foram interpelados pelo Chefe de Estado que os convidou a «abrirem as portas das suas organizações aos jovens empreendedores e investigadores portugueses» a fim de partilharem com eles as suas «experiências de internacionalização».

No seguimento de muito do que foi dito pelos conferencistas, também sua Excelência o Presidente da República mencionou a necessidade de uma mudança de mentalidades. «A experiência de falhar é inerente ao risco e pode representar, inclusivamente, uma capacidade acrescida de sucesso futuro. Só não fracassa quem se resigna, quem não ambiciona», desenvolveu o Chefe de Estado.

 

O Professor Aníbal Cavaco Silva terminou a sua intervenção mostrando-se convicto de que Portugal tem condições para «realizar as mudanças no tecido empresarial do País necessárias para vencer no mundo global», bem como para «motivar e capacitar as novas gerações para atingirem os seus objectivos de realização pessoal e profissional».

Conheça o Programa do 4.º Encontro Nacional de Inovação.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo