Publicado a 17 de julho de 2017

Inteligência artificial e inovação nos serviços

A COTEC Portugal participou no observatório "Operating in the new – A evolução dos serviços ao cliente na era da inovação e Inteligência Artificial", realizado pela Accenture Portugal e pelo Jornal Económico no dia 20 de junho no Hotel Palácio Governador em Lisboa.

Na sessão, Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC, defendeu que a inteligência artificial, em particular os robots e a automação, já são uma realidade para o país, sendo agora necessário lidar com a novidade decorrente das regras de gestão do enorme volume de dados extraídos. De igual forma, e na opinião do Diretor-Geral da COTEC, a automação deverá ser complementado com a flexibilização e personalização, por forma a criar uma "combinação de valor".

Participaram também no observatório Dionísia Ferreira, administradora dos CTT – Correios de Portugal, que abordou o tema da necessidade de requalificação dos trabalhadores para funções de maior valor acrescentado; Daniela Braga, CEO da DefinedCrowd, que destacou a importância da mudança do paradigma de aprendizagem na inteligência artificial para um paradigma de dados estruturados; José Ferrari Careto, administrador da EDP Soluções Comerciais, que destacou a importância de a linguagem entre robots e humanos ser efetuada de forma natural, ou seja, verbalmente; e Pedro Sebastião – Professor Universitário do ISCTE-IUL, que considerou que a questão social é a mais relevante no que diz respeito à interação entre humanos e robots.

Consultar o artigo do Jornal Económico sobre o evento.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo