Publicado a 07 de dezembro de 2017

INTROSYS vence Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2017

A INTROSYS, empresa de referência mundial na área dos sistemas de controlo robotizados, é a vencedora do Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2017, bem como a Distinção Born From Knowledge – BfK AWARDS by ANI do Prémio. As distinções foram entregues no 7.º Encontro PME Inovação COTEC-BPI - “Destino: Crescimento e Inovação”, que teve lugar no dia 6 de dezembro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, perante uma plateia de 150 convidados.

Criado em 2005, o Prémio PME Inovação COTEC-BPI distingue anualmente uma PME que se destaque no panorama nacional pela sua atitude e atividade inovadoras. Com a vitória este ano, a INTROSYS integra o prestigiado grupo de vencedores do Prémio, que inclui empresas como Bluepharma, Derovo, Frulact, Imperial, TEKEVER e WeDo Technologies (consultar a lista completa aqui).

Em 2017, este Prémio contemplou, pela primeira vez, a distinção Born From Knowledge (BfK) – BfK AWARDS by ANI – Agência Nacional de Inovação, que premeia a empresa que mais se destaca em atividades de Investigação & Desenvolvimento.


Sobre a INTROSYS

Atuando no mercado internacional desde 2004, a INTROSYS tornou-se numa referência na área dos sistemas de controlo robotizados, sendo responsável pelo desenho de software para robots e braços armados industriais, com especial incidência na Indústria Automóvel e Aeronáutica. Atualmente, para além dos produtos que desenvolve, quer na área da robótica móvel, quer na área de automação, a empresa também já oferece formação para a indústria automóvel, estando presente em países como a Índia, a Alemanha, a Holanda, o México, a Rússia, entre outros.

A empresa registou em 2016 um volume de negócio próximo dos 17 milhões de euros, 84% dos quais resultantes de exportação. A empresa possui ainda uma unidade no México responsável por um volume de negócios próximo dos 3 milhões de euros.


Sobre o 7.º Encontro PME Inovação COTEC-BPI

Com a presença de cerca de 150 participantes, o Encontro realizou-se no dia 6 de dezembro e contou, na sua sessão de abertura, com as intervenções do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do Presidente da COTEC Portugal, Francisco de Lacerda, e do Membro da Comissão Executiva do BPI, Francisco Barbeira.

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, considerou que "sem dúvida que a inovação tem já um papel determinante no crescimento e na competitividade da economia portuguesa. No entanto, olhando e projetando para o futuro será um fator chave de crescimento. O desafio da inovação é um desafio que vencemos ou não vencemos, mas que se não vencermos ficamos pelo caminho."

Por sua vez, em comunicado, o Presidente da COTEC Portugal, Francisco de Lacerda lembrou  que estavam "reunidos sob o lema do ‘Crescimento e Inovação’ enquanto destino a atingir”. Recordando e reconhecendo "o exemplo, também ele inovador e sinónimo de crescimento, do Engenheiro Belmiro de Azevedo", Francisco de Lacerda sublinhou "o desígnio de atrair investimento relevante para as Pequenas e Médias Empresas Portugueses, numa lógica de  cooperação em rede entre os Associados da COTEC Portugal e as PME da Rede."

Coube a Paolo Barbatelli, Chief Innovation Officer do Grupo ROLD, a intervenção especial, centrada nos temas das Smart Factories, onde testemunhou não apenas a importância da inovação mas o peso reputacional que a mesma acarreta na capacidade de atrair os melhores profissionais no mercado concorrencial, dando como exemplo o seu projeto de SmartFactories, à qual se seguiu um debate com um painel de convidados, entre eles: Carlos Alves, Administrador da HFA, Jorge Batista, Co-CEO da Primavera, e Jorge Ferreira, CEO da Palbit.

Na sessão, foram igualmente apresentadas, pelo Presidente da Comissão de Acompanhamento da Rede, João Bento, as 16 novas empresas da Rede PME Inovação: A. Ferreira & Filhos, ABER, Aixtel Engineering, Aralab, BeeVeryCreative, Cross Border Talents, ebankIT, F. Iniciativas, Herdade Maria da Guarda, INOVAFIL Fiação, MEDSIMLAB, My Change, Optimizer, Solancis, VentilAQUA e Vision Tech Lab.

De seguida, teve lugar a cerimónia de entrega do Prémio PME Inovação COTEC-BPI e da distinção Born From Knowledge – BfK AWARDS by ANI, os quais visam dar a conhecer exemplos inovadores de excelência e inspiradores para o tecido empresarial.

Na entrega da distinção Born From Knowledge, o Presidente da Agência Nacional de Inovação e responsável pela atribuição do BfK AWARDS, José Carlos Caldeira, mostrou-se “muito satisfeito com a associação dos BfK AWARDS ao Prémio PME Inovação COTEC-BPI e sublinhou que “a aposta na valorização/proteção do conhecimento, na inovação colaborativa e na integração de recursos humanos altamente qualificados foram fatores decisivos para a distinção atribuída pela ANI.” Referência mundial na área dos sistemas de controlo robotizados, a INTROSYS vê assim reconhecidos, através dos BfK AWARDS, os impactos positivos da sua atuação na produção de conhecimento e inovação em Portugal.    

No discurso de encerramento, a Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann sublinhou que que “a nossa indústria está a posicionar-se de forma estruturada nos mercados através da inovação”, fazendo prova do “papel da COTEC na construção das condições para a que as empresas portuguesas ultrapassem os desafios que se vão colocando”. 

Concluiu relembrando o papel da COTEC enquanto entidade gestora da Plataforma Portugal Indústria 4.0 para a digitalização da economia portuguesa, cuja relevância para o futuro da economia portuguesa é fundamental.

 

Consultar o programa do Encontro PME Inovação COTEC-BPI

Consultar as notícias sobre o Prémio e a INTROSYS no Diário de Notícias, ECO e Observador.


Descarregar a apresentação de Paolo Barbatelli, CIO da ROLD

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo