Publicado a 17 de Maio de 2014

InvestBraga e Microsoft lançam aceleradora de startups

A InvestBraga apresentou no dia 7 de Maio a StartUp Braga, uma parceria com a Microsoft que pretende instalar em Braga um "suporte" nacional para empreendedores e investigadores tecnológicos através da incubação e aceleração de empresas.

A StartUp Braga, que se apresenta como uma aceleradora de empresas e um centro de inovação projectado para dar suporte à comunidade de empreendedores e investigadores nacionais e promover a colaboração entre os vários actores empresariais, disponibiliza três programas de acompanhamento a «projectos inovadores e tecnológicos com ambição internacional»: o programa de incubação, o de aceleração e o de pré-aceleração, pre-Seed.

O Programa de Incubação está concebido para suportar o desenvolvimento bem-sucedido de startups numa fase inicial oferecendo espaço de trabalho, recursos e serviços que suportam as empresas na fase inicial e aumentam as hipóteses de sucesso.

Quanto ao Programa de Aceleração, este, em parceria com a Microsft Ventures, é concebido para ajudar startups a validarem modelos de negócio, acederem a mercados internacionais e a investimento, actuando como um modelo de apadrinhamento em que os mentores escolhem uma startup para trabalharem durante a duração do programa.

O terceiro eixo, o Programa de pré-aceleração, pre-Seed, pretende fazer uma primeira avaliação dos projectos com maior potencial e constituir equipas de trabalho multidisciplinares capazes de identificar e validar ideias de negócio.

Os programas incluem ainda apoios como acesso a software, serviços baseados na cloud e workshops de formação técnicos de gestão providenciados pela Microsoft Portugal.

Para além da Microsoft, a StartUp Braga conta com parcerias estratégicas com a Startup Lisboa e a Portugal Telecom, através do programa Blue Start, e com outro conjunto de empresas que vão prestar serviços de valor acrescentado gratuitos ou a baixo custo entre as quais PwC, EditValue, Biiz, Multisector, Startup Telles e a Patents.pt.

Segundo Carlos Oliveira, o Presidente da InvestBraga, «este projecto faz parte da estratégia para o desenvolvimento económico de Braga, neste caso na vertente de inovação e tecnologia, uma área da economia em que a cidade está constantemente a dar cartas», afirmou.

O responsável destacou a parceria com a norte-americana Microsoft Portugal e a Microsoft Ventures apontando que esta mostra a «força» do StartUp Braga porque, apontou, «apenas alguns, em todo o mundo, conseguiram obter esta parceria». Realçou ainda que "esta parceria coloca Braga na rota dos centros mundiais de empreendedorismo e inovação".

As candidaturas estão abertas no site www.startupbraga.com.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo