Publicado em 6 de Junho de 2012 (última actualização: 12-06-2012)

Isabel Santos Melo e Cristóvão Fonseca distinguidos com Prémio Diáspora 2012

Isabel Santos Melo foi galardoada com o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, tendo sido nesta 5.ª edição atribuída uma Menção Honrosa a Cristóvão Fonseca. O Prémio foi entregue pelo Presidente da República no Palácio da Cidadela, em Cascais, numa iniciativa da COTEC Portugal que pretende celebrar os portugueses que, pela sua capacidade empreendedora e inovadora, se notabilizam fora de Portugal nas suas actividades.

© COTEC Portugal

 

«Tenho a certeza que muitos de vós, que têm conseguido vencer em economias exigentes e diferenciadas, poderão também ser fonte de inspiração para outros e contribuir para o desenvolvimento do nosso País», frisou Filipe de Botton, Presidente do júri, enaltecendo a importância para Portugal de empreendedores como os 141 candidatos à 5.ª edição do Prémio Diáspora.

No discurso de encerramento, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, afirmou a importância deste «reencontro de Portugueses» por contribuir para «estreitar os laços entre portugueses separados por geografias longínquas» e servir o propósito de «a todos mobilizar para o desenvolvimento de Portugal». Como exemplo dessa mobilização o Presidente da República apontou a aposta de João Mena de Matos, vencedor da edição anterior deste Prémio, que após essa distinção decidiu implementar o Centro de Treino Avançado para Equipas Médicas em Portugal, um projecto que representa um investimento de 15 milhões de euros.

«Acreditar no nosso país e ser parte activa, corajosa e determinada do seu desenvolvimento e do seu progresso é um desafio que interpela todos os Portugueses. Os portugueses espalhados pelo Mundo podem ser preciosos aliados nesta nossa determinação», defendeu o Presidente da República, elogiando a coragem de todos os empreendedores: «a coragem de começar, vencendo barreiras e reservas, mas também a coragem de correr riscos, porque todos os caminhos de sucesso se fazem vencendo momentos de desânimo e aprendendo com os fracassos».

Para o Presidente da República uma economia exige «a força dos empreendedores para a sua renovação, através de actividades inovadoras que impulsionem o crescimento económico e a produtividade, e que sejam geradoras de emprego».

Os empreendedores distinguidos com o Prémio

  • Isabel Santos Melo (57 anos) Com mais de 30 anos de experiência na área social, Isabel Santos Melo tem dedicado a carreira a apoiar pessoas vulneráveis e com deficiência, sendo fundadora do Grupo Mentaur, que presta serviços residenciais a adultos com dificuldades de aprendizagem, saúde mental e necessidades complexas.
  • Cristóvão Fonseca(35 anos) Com mais de vinte anos de estudo no mundo artístico e das belas artes, Cristovão Fonseca é um autor-realizador que co-fundou a empresa de produção de documentários e filmes Les Films de l’Ódyssée, estando actualmente envolvido na criação da Oito TV, um canal para a diáspora portuguesa.

Mais informações sobre este prémio em www.cotec.pt/diaspora

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo