Publicado a 31 de março de 2016

Jorge Portugal assume o cargo de Diretor-Geral da COTEC Portugal

Jorge Portugal assumiu no dia 28 de março, segunda-feira, o cargo de Diretor-Geral da COTEC Portugal.

© COTEC Portugal

Jorge Portugal, até recentemente Consultor para a Inovação do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Engenharia Mecânica, Doutorado na área da Modelação Físico-matemática de Escoamentos Geofísicos, e possui ainda um MBA pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Antes de assumir funções em Belém foi responsável de Desenvolvimento Comercial e de Market Intelligence no grupo SONAE, e posteriormente das áreas de Qualidade de Serviço e Marketing Estratégico do então Grupo Banco Espírito Santo. É também docente na Universidade Católica e Universidade Europeia para as áreas do Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização, tendo lecionado durante uma década no Instituto Superior Técnico.

No âmbito das suas funções como Consultor para a Inovação, manteve um contacto direto com a realidade empresarial portuguesa, e acompanhou de forma permanente a atividade da COTEC ao longo dos últimos 10 anos.

«A escolha do Engenheiro Jorge Portugal e da sua experiência acumulada na área de inovação marcará um novo ciclo da Associação», afirmou Francisco de Lacerda, Presidente da Direção da COTEC. «Este é um ecossistema que o Engenheiro Jorge Portugal conhece de perto. Na última década esteve próximo das empresas, das suas reais necessidades e ambições. Estamos certos que o acompanhamento e dedicação que deu à COTEC nos últimos 10 anos será agora convertido – enquanto Diretor-Geral – numa aproximação aos Associados, no desenvolvimento e implementação de ações que aproximem as instituições dos Sistemas Científico e Tecnológico das empresas, e numa atuação assertiva junto das políticas públicas nacionais e europeias», sublinhou o responsável máximo da Associação.

Jorge Portugal, que sucede ao Professor Daniel Bessa no cargo de Diretor-Geral da Associação Empresarial para a Inovação, afirma-se consciente dos novos compromissos: «Queremos avivar o espírito fundador e pioneiro da COTEC, enquanto associação de mérito e reputação reconhecida, com capacidade de influência e networking. Uma COTEC representativa, influente e operacional», afirmou. «É igualmente relevante aproximarmo-nos dos nossos Associados, de novos Associados, desenvolvendo medidas com impacto que gerem retorno das atividades COTEC na capacidade de inovação e competitividade das empresas», acrescentou o novo Diretor-Geral.

No âmbito desta decisão, a Direção da COTEC Portugal expressa publicamente as maiores felicidades ao Engenheiro Jorge Portugal para o desempenho das suas novas funções.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo