Publicado a 15 de Junho de 2015

José Neves é o grande vencedor do Prémio FAZ Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa 2015

O Presidente da República entregou, na tarde de dia 11 de Junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa 2015 a José Neves, fundador da Farfetch, empresa constituída em 2008, simultaneamente em Portugal e no Reino Unido, que disponibiliza num único site acesso a artigos de luxo de mais de 300 boutiques de 27 países. Actualmente, a empresa tem escritórios em sete localizações: Portugal, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, Japão, Rússia e China.

© COTEC Portugal

 

Instituído em 2007 e atribuído pela primeira vez em 2008, o Prémio FAZ - Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa é uma iniciativa da COTEC Portugal que distingue os portugueses que, pela sua acção empreendedora e inovadora, se notabilizaram fora de Portugal nas suas respectivas sociedades de acolhimento, não só no âmbito empresarial, mas também a nível social ou cultural.

O Júri, representado por João Bento, decidiu eleger José Neves como vencedor entre as 201 candidaturas submetidas ao Prémio por empreendedores portugueses ou luso-descenderes residentes em 35 países. Os candidatos à 8.ª edição foram oriundos de diversos sectores de actividade com predominância para os sectores de comércio/serviços (53), construção civil (27), indústrias criativas (26), tecnologias (19), restauração/turismo (16) e associativismo/social (13).

Conheça o empreendedor que venceu o Prémio FAZ - Diáspora 2015:

José Neves (41 anos, Londres)

José Neves decide criar a sua primeira empresa aos 19 anos, a Grey Matter, que desenvolvia software de gestão para a indústria da moda. Desde cedo, revela o seu perfil empreendedor ao ter a visão de aproximar dois mundos aparentemente tão distintos: a tecnologia e a moda.
O seu envolvimento com o mundo da moda começa nos anos 90 ao lançar a sua marca de calçado, Swear. Seguem-se vários marcos associados ao retalho de moda. Em 2001, José abre a conceituada B Store, que recebe inúmeros elogios e prémios, incluindo o Prémio Britânico de Moda para Retalhista do Ano em 2006.

O grande marco da sua carreira acontece em 2008 quando funda a Farfetch, um projecto que materializa a sua experiência como fashion designer e retalhista. Conhecendo os inúmeros desafios dos retalhistas de moda, José Neves teve a visão de criar um único espaço online capaz de garantir a ponte entre boutiques de luxo de todo mundo e uma audiência global.

Hoje, a empresa tem escritórios em sete países: Portugal, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, Japão, Rússia e China. O site agrega mais de 300 boutiques de 27 países, sendo possível comprar mais de 125 000 produtos de luxo de cerca de 2000 marcas, à distância de um clique. Recentemente avaliada em mil milhões de dólares, a Farfetch tornou-se um “unicórnio da moda” e consegue ser a única startup portuguesa com esta avaliação. José Neves continua a desenhar o futuro assente num objectivo estratégico: tornar a Farfetch a empresa líder mundial no comércio online de roupas de luxo no ano 2016, mantendo sempre o foco nas pessoas como o segredo do seu sucesso.

Mais informações em:

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo