Publicado a 16 de Abril de 2013

Laborial vence Prémio de Inovação na ContaminExpo 2013

A superfície de trabalho interactiva para laboratórios Blautouch, desenvolvida pela Laborial – empresa da Rede PME Inovação COTEC – e distribuída em França pela Sterigene, obteve o primeiro lugar num concurso de inovação organizado pela associação Francesa ASPEC e pela revista Salles Propres no âmbito da 13.ª exposição ContaminExpo, evento de referência a nível mundial na área dos ambientes controlados, que teve lugar entre os dias 26 e 28 de Março em Paris.

© Laborial

 

O prémio na categoria ‘elementos constituintes da sala limpa’ distinguiu a iniciativa e o esforço da Laborial no desenvolvimento de soluções inovadoras para os laboratórios. A Blautouch é uma superfície de trabalho interactiva para laboratórios que permite substituir computadores, teclados e ratos que são grandes focos de contaminação existentes em espaços críticos. Este produto foi desenvolvido segundo as mais recentes directrizes do “hygienic design” e é constituído por materiais resistentes aos reagentes e aos desinfectantes mais agressivos, sendo neste momento uma das soluções mais limpas e eficazes a nível mundial no que diz respeito ao acesso a equipamentos computacionais em laboratórios e salas limpas.

A Blautouch resulta do projecto de IDI ‘Intellab - Laboratórios Inteligentes’ desenvolvido pela Laborial em parceria com a FEUP e com a Edigma (também membro da Rede PME Inovação COTEC), no âmbito do QREN, e do qual resultou também um sistema de monitorização e controlo avançado para laboratórios, o Advanlab. O produto, já instalado em alguns laboratórios, tem vindo a ser referenciado pela imprensa internacional como um marco no que diz respeito à integração de equipamentos informáticos e tem neste prémio o ponto mais alto desde o seu lançamento. Para José Branco, administrador da Laborial, este prémio «constitui o reconhecimento internacional da visão e do investimento feito pela Laborial nos últimos anos em IDI na procura de soluções que resolvam problemas críticos dos espaços laboratoriais.»

O Júri do prémio foi constituído por membros do conselho científico e membros permanentes da ASPEC (Association pour la prévention et l’étude de la contamination), pelo secretário do conselho científico da ASPEC e por um representante da revista Salles Propres.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo