Publicado em 29 de Janeiro de 2014

Lançada rede social para startups, profissionais e investidores

Foi lançada no dia 22 de Janeiro a rede social de origem portuguesa wePinch, que visa apoiar a criação de novas empresas e empregos, através da reunião numa plataforma online dos intervenientes no ecossistema de empreendedorismo: detentores de ideias de negócio (empreendedores), profissionais experientes e investidores.

O trabalho colaborativo é o mote desta nova rede social, que toma o nome emprestado da expressão inglesa “we pinch”, que significa “nós beliscamos”.

Para os empreendedores com novas ideias, o wePinch permite angariar membros ou colaboradores para as equipas, bem como encontrar investidores que garantam o financiamento necessário para a empresa. Assim, através da funcionalidade ‘Pro Match’, os empreendedores podem pesquisar profissionais com qualificações adequadas ao seu projecto e ‘Beliscar’ os profissionais para os convidarem a conhecer o seu projecto ou ‘Convidar’ profissionais concretos para colaborarem consigo. É ainda possível ‘Criar um Anúncio’ para recrutar profissionais para tarefas específicas do projecto.

Para os profissionais, o wePinch permite colaborar com novas empresas, gerando oportunidades de trabalho, emprego e ‘co-founding’. Assim, através da funcionalidade ‘Project Finder’, os profissionais podem pesquisar os projectos que lhes interessam, podendo fazer um ‘Aprovs’, ou seja, aprovar os projectos de que mais gostam, numa funcionalidade semelhante ao ‘Like’ do Facebook, ou inclusive ‘Participar’ nos projectos, demonstrando interesse em apoiar ou integrar a equipa.
Para os investidores, o wePinch é uma montra de projectos empresariais, que os ajuda a ter acesso a uma vasta gama de projectos numa só plataforma e a seleccionar de forma mais eficaz os potenciais investimentos. Através do botão ‘Investir’, os investidores manifestam interesse nos projectos.

Todas estas funcionalidades vêm acompanhadas de informação com geo-referenciação, pois a wePinch pretende ser uma plataforma à escala global. De facto, ainda no primeiro trimestre de 2014 a rede social irá expandir-se para alguns países da Europa, para o Brasil e para os EUA.

A wePinch é uma iniciativa da empreendedora Ana Onofre, em parceria com a empresa portuguesa Sales Engine Online, que desenvolve soluções digitais e de marketing online. Com um ano de desenvolvimento e um custo que ronda os 150 mil euros, a wePinch será gratuita para os utilizadores, sendo que o seu modelo de negócio se baseará em publicidade e patrocinadores.

A wePinch está disponível online no endereço wepinch.com, sendo possível efectuar o login com os dados do Facebook ou do Linkedin.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo