Publicado em 20 de Dezembro de 2013

Lançamento oficial do Horizonte 2020 em Portugal

Realizou-se no passado dia 13 de Dezembro, no Centro Cultural de Belém, a sessão oficial de lançamento em Portugal do Horizonte 2020 - Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação.

Com organização do Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de Investigação & Inovação (GPPQ) da Fundação para a Ciência e Tecnologia, a sessão dirigiu-se à comunidade científica e empresarial portuguesa e visou informar acerca dos objectivos, estrutura, prioridades e oportunidades do Horizonte 2020.

Na sessão, estiveram presentes o Ministro da Educação e Ciência, o Secretário de Estado Adjunto e da Economia, a Secretária de Estado da Ciência, o Presidente da Fundação da Ciência e Tecnologia e o Director Geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia, entre outras personalidades.

Com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros destinados ao período 2014-2020, o Horizonte 2020 é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do co-financiamento de projectos de investigação, inovação e demonstração.

O Horizonte 2020 assenta em três grandes pilares: Pilar I - Excelência Científica; Pilar II - Liderança industrial e Pilar III - Desafios Societais, possuindo ainda instrumentos de financiamento transversais.

De acordo com o Director Geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Robert-Jan Smits, este novo Programa-Quadro visa responder ao actual desafio de «transformar o conhecimento em valor económico» e possui um funcionamento mais simples do que o programa anterior, com «um mecanismo de reembolso simples, um tempo mais rápido para as ‘grants’, menos tempo de resposta e uma implementação coerente entre os países».

Para os interessados em concorrer, está a decorrer desde 11 de Dezembro o primeiro conjunto de concursos para recepção de projectos. Este conjunto de concursos destina-se ao período de 2014 a 2015 e apresenta um valor de financiamento global de 15 mil milhões de euros, destinando-se a projectos em diversas áreas, incluindo o Mar, a Energia, as TIC e a Saúde.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo