Publicado a 22 de Abril de 2015

McDonald's lança programa de incentivo ao empreendedorismo agrícola

Desenvolver competências empreendedoras nos agricultores portugueses, fomentar a sustentabilidade e o crescimento do negócio agrícola em Portugal e, quem sabe, abrir as portas para novos fornecedores - são estes os objectivos da McDonald's Business Initiative for Agriculture (MBiA), lançada pela empresa de restauração rápida no dia 06 de Abril numa cerimónia pública que teve lugar na Fundação Cidade de Lisboa. A COTEC Portugal é um dos parceiros da iniciativa.

© MBiA

 

No âmbito da McDonald's Business Initiative for Agriculture (MBiA), serão organizadas diversas acções, nomeadamente:

  • Sessões de networking: encontros para estabelecer parcerias e criar sinergias para a criação e crescimento do negócio, que contarão com a presença de empreendedores agrícolas, proprietários de terrenos agrícolas, investidores e empresas do sector;
  • Formação: programa de formação composto por módulos leccionados pelos Partners da MBiA, com o objectivo de que os participantes adquiram competências que contribuam para o crescimento sustentável do seu negócio;
  • Flagship Farms: programa que resulta de uma parceria com a Food Animal Initiative (FAI) e se destina a promover e partilhar práticas agrícolas sustentáveis através da apresentação de casos reais e visitas a explorações que fornecem a McDonald’s Europa;
  • Knowledge Center: plataforma digital para partilha de conhecimento, boas práticas e estatísticas, discussão de temáticas relevantes ao sector agrícola e colaboração entre os diversos stakeholders do mundo agrícola;
  • Guia Prático do Empreendedor Agrícola: guia que irá ser elaborado e irá sistematizar a informação essencial para quem tem uma ideia de negócio ou deseja criar uma empresa ou expandir a sua actividade no âmbito do setor agrícola. Incluirá temáticas como o desenvolvimento da Ideia e do Plano de Negócios, a constituição da empresa, o apoio às empresas e instrumentos de financiamento e gestão agrícola.

O público-alvo da MBiA são agricultores e produtores, sendo que o programa distingue entre três categorias: aqueles que têm uma ideia de negócio mas ainda não possuem empresa; aqueles que já constituíram a empresa mas se encontram a escalar a produção e gerar produtos de maior valor e aqueles que pretendem alargar a sua carteira de clientes e expandir o seu negócio através da entrada em novos mercados e/ou através do lançamento de novos produtos.
A MBiA conta com parceiros de grande prestígio para as diferentes áreas de actuação, nomeadamente: a AICEP, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a COTEC Portugal. São ainda parceiros institucionais o Ministério da Agricultura e o Programa Estratégico para o Empreendedorismos e Inovação +E+I.

Evento de apresentação do MBiA
No evento de apresentação da MBiA, que decorreu no dia 06 de Abril na Fundação Cidade de Lisboa, estiveram presentes Paulo Portas, Vice-Primeiro-Ministro, Miguel Frasquilho, Presidente da AICEP e Jorge Ferraz, Director-Geral da McDonald's Portugal, entre outras personalidades.

Enquanto Paulo Portas considerou que a MBiA vem «tornar mais empresarial a agricultura», Miguel Frasquilho destacou que «a agricultura nacional está na moda» e aconselhou: «Preparem-se, inovem, invistam».

Por sua vez, Jorge Ferraz explicou que actualmente cerca de 35% dos produtos utilizados pela McDonald's em restaurantes portugueses já são de origem nacional e considerou que, através da MBiA, a McDonald's irá promover «a ligação entre o sector agrícola e o empreendedorismo no nosso país, para disponibilizar aos agricultores portugueses competências de gestão e acelerar o crescimento do negócio agrícola».

Em relação à posição privilegiada da McDonald's para o prosseguimento dessa missão, Jorge Ferraz referiu que acredita que «os padrões [da McDonald's] têm um importante impacto e efeito formativo em toda a nossa cadeia de fornecedores, contribuindo, muitas vezes, para melhorar e aperfeiçoar procedimentos. Através da MBiA podemos trazer valor acrescentado com a experiência de trabalho que desenvolvemos com nossos fornecedores, nacionais e internacionais, na criação de boas práticas e na incorporação crescente de valor nacional»

Consulte a página da iniciativa MBiA.

Fontes: MBiA, GCI e Frutas, Legumes e Flores

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