Publicado a 17 de Novembro de 2011

Medlog apresenta projecto pioneiro para a logística hospitalar

A Medlog apresentou, no passado dia 16, no Porto, um projeto pioneiro no âmbito da logística hospitalar: o SIG_LOG (Sistema Integrado de Gestão e Logística de Medicamentos, Dispositivos Médicos e outros Produtos Farmacêuticos para o Sistema Alargado da Saúde). A apresentação deste projeto e dos seus principais resultados contou com um reputado painel de oradores, entre eles, António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. João (Porto). O gestor do maior hospital do Norte defendeu “a implementação de um conjunto de reformas complexas e de fundo ao nível da gestão hospitalar em todo o SNS”.

Alcibíades Paulo Guedes, do INEGI (Instituto de Engenharia e Mecânica e Gestão Industrial) – entidade parceira no projecto SIG_LOG –, abordou algumas experiências internacionais a nível de outsourcing logístico na área da Saúde que atestam as vantagens e o sucesso desta externalização. “A centralização das operações logísticas num local externo às instalações das unidades de saúde é um modelo de sucesso nos EUA, no Canadá, na Bélgica e no Reino Unido”, exemplificou, rematando que “o outsourcing logístico no setor hospitalar não é um compromisso entre custos e o nível do serviço, mas sim, uma oportunidade de melhoria para ambos.” Raquel Passos Miranda, coordenadora do Projecto SIG_LOG destacou o carácter pioneiro desta solução técnica-logística de fronteira, capaz de suportar a adopção de um modelo inovador de estruturação das cadeias de abastecimentos de medicamentos, dispositivos médicos e outros produtos farmacêuticos no mercado alargado da saúde e, em particular, no mercado hospitalar.

Relativamente aos resultados, sublinhou que os impactos associados ao SIG_LOG “são múltiplos e com incidências muito diversas”, esclarecendo que “a avaliação dos impactos foi feita através de estudos sobre a logística de produtos de saúde no Grupo Trofa Saúde, no Hospital de São João, entre outros, sendo que, no caso particular do Grupo Trofa Saúde se desenvolveu uma instalação experimental do modelo desenvolvido”. Ainda no contexto de estudos, revelou que “foram estimadas poupanças que podem chegar a 50% no n.º de recursos humanos e 35% em área de armazenamento, bem como, 30% a 40% nos gastos globais logísticos ligados a produtos de saúde”. No âmbito da experiência piloto num grupo hospitalar, “o SIG_LOG permitiu gerar uma poupança de recursos de 25% na logística de armazenamento e de 50% na distribuição”, divulgou Raquel Passos Miranda, revelando ainda que, “no seio da Medlog, a instalação do novo sistema de expedição permitiu aumentar a produtividade em cerca de 25%”.

Entidades reputadas a nível mundial como o Kaizen Institute, a Knapp AG e CreativeSystems são parceiros de renome envolvidos, também, na construção do projecto e cujas intervenções ficaram marcadas pela abordagem dos processos de melhoria implementados, pelos automatismos e tecnologias aplicados à solução, nomeadamente, a tecnologia RFID desenvolvida no âmbito de projecto.

O evento contou uma ilustre audiência de gestores hospitalares e representantes dos serviços de Aprovisionamento, Logística e Farmácia de diversas unidades de saúde do norte do país, entre eles, Sollari Allegro, recentemente nomeado presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Porto. ARS Norte, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Centro Hospitalar do Nordeste, Hospital Distrital da Figueira da Foz, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho, Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Centro Hospitalar do Alto Ave, Centro Hospitalar Povoa de Varzim - Vila do Conde, entre outros, foram algumas das unidades hospitalares presentes. Joaquim Cunha, director executivo do Health Cluster Portugal – pólo de competitividade onde está inserido o Grupo Medlog – foi outra personalidade que assistiu ao evento e corroborou o carácter inovador do projecto SIG_LOG.

A Medlog apresentaou o SIG_LOG também em Lisboa no dia 23 Novembro.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo