Publicado a 01 de Dezembro de 2014

Microinversor para painéis fotovoltaicos ganha Prémio EDP Inovação 2014

O projecto Be.on foi o grande vencedor da 6.ª edição do Prémio EDP Inovação 2014. A ideia consiste em desenvolver pequenos inversores para painéis fotovoltaicos, particularmente adaptados às necessidades das instalações vocacionadas para o autoconsumo. Um mercado emergente e em crescimento, cujo potencial poderá vir alavancar a criação de uma fábrica de inversores no País.

© EDP

 

Para já, o promotor, Doutorado em Electronics Manufacturing and Material Reliability pela Chalmers Technical University, de Gothenburg, na Suécia, vai aplicar os 50 mil euros do prémio na constituição da empresa. Terá ainda direito a apoio técnico e para a criação de redes de contacto por parte de vários parceiros da EDP neste projecto, designadamente a EnergyIn, Beta-i e Loop. No universo EDP, o projecto vencedor beneficia do acesso à EDP Starter, uma das três únicas incubadoras especializadas em energia, no mundo.

A 6.ª edição do Prémio EDP Inovação distinguiu ainda o projecto Graphenium, 2.º classificado, e o Mupflost, em terceiro lugar. Os três finalistas destacaram-se num conjunto de 50 candidaturas, protagonizadas por 14 universidades nacionais.

A iniciativa é uma das âncoras da EDP na promoção da inovação tecnológica e do empreendedorismo. A participação e o reconhecimento no âmbito deste concurso permitem aos promotores acesso a um vasto programa de acompanhamento ao longo de toda a cadeia de valor, através da EDP Starter.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo