Publicada a 29 de janeiro de 2016

Ministério da CTES cria Laboratórios de Participação Pública

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apresentou no dia 28 de janeiro, em Bragança, o primeiro Laboratório de Participação Pública, uma iniciativa que visa envolver a sociedade civil na na construção de agendas de investigação e inovação, na discussão de políticas públicas para a ciência e tecnologia e a difusão do conhecimento.

 © Câmara Municipal de Bragança


Os Laboratórios de Participação Pública, que se realizam em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica vão percorrer todo o país, são, na prática, sessões de debate e reflexão abertas a cidadãos, investigadores, professores e estudantes universitários, instituições públicas e privadas e organizações governamentais e não-governamentais.

Segundo o Ministério, os Laboratórios de Participação Pública estão direcionados em dois eixos: o primeiro é o da definição de agendas temáticas de investigação e inovação, incluindo o desenvolvimento das cidades, da eficiência energética, do sector agro-alimentar e florestal, da indústria, das tecnologias espaciais e de conteúdos culturais; e o segundo é o da valorização do conhecimento para o desenvolvimento das regiões.

O primeiro laboratório, intitulado Nordeste Transmontano como uma Região do Conhecimento, decorreu no dia 28 de janeiro no Teatro Municipal de Bragança e pretendeu debater os desafios e as oportunidades da região em termos de conhecimento. O evento foi organizado em colaboração com a Câmara Municipal de Bragança, a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes e o Instituto Politécnico de Bragança.

A ideia é, com base nas reflexões feitas, definir um programa de ação para a região, para os próximos 15 anos, envolvendo empresas e instituições, que valorize, nomeadamente, as relações luso-espanholas, a arte e a música, a indústria, novas formas de turismo e de promoção de produtos regionais, a melhoria da eficiência energética e as atividades em tecnologias para a saúde.

Saiba mais sobre os Laboratórios aqui ou consulte informação acerca do Laboratório Nordeste Transmontano ou asPropostas de ideias para a mobilização da capacidade tecnológica e de promoção do conhecimento orientado para a valorização sustentável do Nordeste Transmontano.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo