Publicado a 10 de Fevereiro de 2015

Novabase recebe até 14 milhões do Banco Europeu de Investimento para I&D

A Novabase irá receber um financiamento de até 14 milhões de euros, a seis anos, por parte do Banco Europeu de Investimento. O empréstimo destina-se a investimento em investigação e desenvolvimento (I&D) e insere-se no Programa InnovFin - EU Finance for Innovators, enquadrado no Programa Horizonte 2020.

A transação é a primeira anunciada do Banco Europeu de Investimento (BEI) em Portugal no âmbito do programa InnovFin - EU Finance for Innovators, que irá disponibilizar, no total, mais de 24 mil milhões de euros para promover a investigação e inovação na Europa. Em particular, o instrumento InnovFin MidCap Growth Finance visa melhorar o acesso ao financiamento de risco para projectos de investigação e inovação em midcaps e empresas PME.

De acordo com o relatório da Comissão Europeia "2014 EU Industrial R&D Investment Scoreboard", a Novabase é a empresa portuguesa do sector de software e serviços de TI que mais investe em I&D, e está no top 100 da Europa no sector. Em Portugal, a Novabase é a 6.ª empresa que mais investe em I&D, antecedida pela PT (1.º), Bial (2.º), CGD (3.º), EDP (4.º) e Crédito Agrícola (5.º). De acordo com a empresa, foi investido, nos últimos seis anos, um montante superior a 60 milhões de euros em I&D.

Segundo o comunicado emitido pelo BEI, o empréstimo a conceder à Novabase irá financiar o desenvolvimento de aplicações de software inovadoras e produtos em diferentes sectores. Alguns exemplos são «sistemas de gestão de dados, Software as a Service (SaaS), gestão integrada e várias soluções de colaboração nos segmentos-chave da empresa, incluindo telecomunicações, sector financeiro, serviços públicos, transporte, saúde e sector público». Os investimentos financiados serão realizadas nas instalações da empresa em Portugal, no período 2014-2016.

Em comunicado enviado à CMVM no dia 4 de Fevereiro, Luís Paulo Salvado, CEO da Novabase, considera que «o I&D é para nós um acelerador da estratégia de internacionalização, pois permite-nos desenvolver ofertas mais diferenciadas e inovadoras, e logo mais competitivas a nível mundial. O InnovFin - Financiamento da EU para Inovadores, vem reforçar esta nossa aposta e é o reconhecimento do nosso trabalho em matéria de inovação nos últimos anos».

Mais informação na notícia do BEI.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo