Publicado a 22 de Abril de 2015

Novaqui, Worten, Amorim & Irmãos e José de Mello Saúde distinguidos pelos Prémios Kaizen Lean 2014

Foram entregues no dia 15 de Abril, no Museu do Oriente em Lisboa, os Prémios Kaizen Lean 2014, destinados a premiar entidades públicas e privadas que, através da melhoria contínua de processos, obtiveram aumentos de produtividade, qualidade, nível de serviço e motivação das equipas. Novaqui, Worten, Amorim & Irmãos e José de Mello Saúde foram os vencedores das quatro categorias a concurso.

© Kaizen Institute

 

Na categoria "Excelência na Produtividade", a Novaqui foi distinguida pelo seu projecto de aumento da produtividade global. Esta empresa, que pertence ao grupo Aquinos, está sedeada em Tábua e dedica-se à produção de colchões.
O prémio de "Excelência na Qualidade" foi atribuído à Worten, pelo projecto "Gestão de Força de Vendas". Esta iniciativa foi implementada em todas as lojas da empresa de electrodomésticos, electrónica de consumo e entretenimento pertencente à Sonae, através a figura do Gestor de Força de Vendas, que é um colaborador que tem como função prestar maior atenção aos clientes da Worten, proporcionando-lhes esclarecimentos necessários e atendimento personalizado.

A entidade distinguida pela "Excelência no Sistema de Melhoria Contínua" foi a Amorim & Irmãos, empresa do universo da Corticeira Amorim centrada na unidade de negócio de fabrico de rolhas. A Amorim & Irmãos foi galardoada pelo "Cork.Mais", um programa que envolve todos os colaboradores na vivência e implementação da melhoria contínua.

Na área da "Excelência no Sector da Saúde", a premiada foi a José de Mello Saúde, pelo projecto de reorganização da logística interna das farmácias. O projecto envolveu 6 hospitais e 60 colaboradores das equipas da Direcção de Farmácia e desenvolveu ações de melhoria nas unidades de farmácia, na área da negociação e na gestão de stocks que permitiram aumentos de produtividade, redução do valor do stock e de rupturas e aumento da motivação e espírito de equipa.
Na cerimónia, foram ainda distinguidos o Centro Hospitalar do Porto ("Prémio Kaizen"), pela caminhada em prol da melhoria contínua, e a Sonae MC Operações de Loja ("Prémio Embaixador Kaizen”), pela história ímpar na dedicação à melhoria contínua.

Nesta edição dos Prémios Kaizen Lean, houve mais de 80 organizações a concurso. Cada categoria a concurso contou com um parceiro de referência, sendo os parceiros do Prémio os seguintes: o Grupo SGS – Société Générale de Surveillance, a APQ – Associação Portuguesa de Qualidade, a SPQS – Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde e a APGEI – Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial.

Sobre o Kaizen Institute
O Kaizen Institute é uma empresa multinacional que fornece serviços de consultoria e formação ao tecido empresarial e instituições públicas em mais de 35 países. Fundado em 1985, na Suiça, por Masaaki Imai, o Kaizen Institute tem as suas origens no Sistema de Gestão do Grupo Toyota. A sua missão é conferir vantagens competitivas às empresas e instituições públicas, através, por exemplo, do aumento de produtividade, rentabilização e motivação de recursos, eliminação de desperdícios, redução de tempos de produção ou optimização de equipamentos. Em Portugal, o Kaizen Institute está presente desde 1999.

Fontes: Kaizen Institute e Logística Moderna

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo