Publicado a 28 de Maio de 2014

O ADN da Sonae – mais de 70 milhões de euros investidos em IDI em 2012

Nos últimos cinco anos, a Sonae duplicou o investimento em investigação, desenvolvimento e inovação (IDI), que em 2008 foi de 35,2 milhões de euros, ultrapassando os 70 milhões de euros em 2012.

A edição de 2013 do “Livro de Inovação no Retalho”, lançada pela Sonae no passado dia 21 de Maio, apresenta o trabalho realizado pelas suas áreas de retalho alimentar e retalho especializado durante o último ano. O livro mostra inovações das empresas do Grupo ao nível de produtos (bens e serviços), de processos, de marketing e organizacional, que contribuíram para reforçar o negócio em Portugal e alargar a sua actividade a nível internacional. As mais de 80 inovações apresentadas distribuem-se pelas mais variadas áreas de actividade do Grupo Sonae: alimentar, saúde, tecnologia, desporto, e serviços, entre outros.

Para João Günther do Amaral, Director de Inovação da Sonae, «a inovação faz parte do ADN da Sonae e tem permitido a criação de vantagens competitivas que contribuem para a nossa liderança no retalho em Portugal e para a crescente internacionalização dos nossos negócios».
O livro que revela as pessoas por detrás das inovações informa que a Sonae investiu 70,8 milhões de euros em IDI na área do retalho em 2012, envolvendo directamente 3.212 colaboradores em actividades de inovação. Para além destes, foram ainda integrados nestas actividades os mais de 30 mil colaboradores das áreas de retalho da Sonae, bem como parceiros de negócio, universidades, outros retalhistas e empresas dos mais variados sectores de actividade, através de uma estratégia de inovação aberta, com foco no desenvolvimento de novos produtos e processos.

A redução estimada em 12 milhões de euros por ano numa das inovações apresentadas, o Touchless, faz dele um dos projectos a salientar. Trata-se de um projecto que veio melhorar a eficácia do processo de facturação e a qualidade da informação financeira relativa a fornecedores e compras. Dos 2,8 milhões de facturas recebidas por ano, 80% chegam já em formato electrónico. Com este projecto, mais de dois milhões de facturas passaram a ser tratadas de forma totalmente automática sem intervenção humana. A diminuição dos custos vem da redução do tempo de trabalho directo e indirecto do processamento e da aprovação de facturas, bem como da redução de facturas em papel, poupando-se espaço físico de arquivo.

Outras foram as inovações desenvolvidas que permitiram lançar produtos e projectos como o ‘Hiper do Futuro’ do Continente, a gama de artigos ‘Berg Outdoor’ para as actividades outdoor e o robot de cozinha ‘Yämmi’, assim como serviços únicos onde se incluem o ‘Tracer’ da Well’s para um rápido processo de produção de lentes oftálmicas, a plataforma ‘Pais Ajudam Pais’ da Zippy e o enchimento de tinteiros da ‘Worten Resolve’.

A inovação aconteceu igualmente ao nível da organização e dos processos de negócio, contribuindo para ganhos de eficiência que fazem da área de retalho uma referência internacional no sector. O exemplo do projecto de Gestão Documental, que agrega mais de dois milhões de páginas numa plataforma que garante a manutenção e alimentação contínua de documentos do centro corporativo, bem como o seu arquivamento desde a década de 80, conduzindo a melhorias significativas de eficiência e produtividade, valeu à Sonae o prémio Kofax Transform Awards 2013, que distingue as melhores implementações de sistemas de gestão documental a nível mundial.

Aposta na inovação vai continuar
Em 2014 a Sonae tem como prioridade assumir-se como motor da inovação em Portugal e na indústria do retalho a nível internacional. Depois do reconhecimento da estratégia de inovação em 2013, que conduziu a prémios internacionais como o ‘Kaizen Lean’, o ‘European SharePoint Community Awards’ ou o ‘European Good Practice Awards’, a missão do Grupo passa por continuar a desenvolver novos produtos e serviços, melhorar os processos e a organização e fomentar a criatividade e a inovação na Sociedade.

A aposta na inovação prevê também o reconhecimento e partilha de iniciativas inovadoras, como acaba de acontecer com a publicação do Livro de Inovação no Retalho 2013, que está disponível para consulta online – especialmente pensado para consulta através de dispositivos tipo tablet – através do site www.inovacaonoretalho.sonae.pt.

Saiba mais em www.sonae.pt/pt/sonae/inovacao/

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo