Publicado a 20 de abril de 2017

O design de produto na era da economia circular

O design de produto na era da economia circular foi o tema do segundo TECH Dialogue, organizado pela COTEC Portugal a 19 de abril no Museu das Comunicações, sob o título "Design de produto, circularidade e inovação".

Na sessão de debate participaram David Camocho do LNEG, Guta Moura Guedes da ExperimentaDesign, Jorge Portugal da COTEC e José Rui Marcelino da Almadesign, que partilharam perante uma plateia de Associados da COTEC a sua visão sobre a temática.

Na sua apresentação, Guta Moura Guedes defendeu que no século XXI os designers já não desenham apenas produtos, mas também serviços e sistemas, e fazem-no com materiais e bens que podem ser utilizados em círculos fechados. O design circular olha assim para além da vida expectável do produto e cria valor possibilitando vários usos e utilizadores e minorando os impactos negativos.

A passagem da Investigação e Desenvolvimento para um produto final foi um dos temas abordados por José Rui Marcelino, com a apresentação de casos práticos, nomeadamente ao nível do mobiliário em meios de transporte, e reforçando a importância da colaboração.

A importância da análise dos ciclos de vida foi outro dos pontos abordados, com a apresentação, por parte de David Camocho, do Centro de Recursos Abordagens de Ciclo de Vida e Economia Circular. Sobre este tema, foram destacadas ações como a avaliação do ciclo de vida, as declarações ambientais de produto e rotulagem, o ecodesign, o "design for sustainability", o "cradle-to-cradle" e os novos modelos de negócio mais sustentáveis.

Consulte o programa do evento

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo