Publicado a 15 de Junho de 2015

O projecto Rio Frio foi o primeiro classificado do Prémio FAZ | Ideias de Origem Portuguesa

O Presidente da República entregou também, no mesmo Encontro, o Prémio Ideias de Origem Portuguesa 2015 aos projectos Rio Frio | Território Criativo (vencedor – primeiro classificado), Teia (segundo classificado) e Web Rádio para Crianças (terceiro classificado). Os projectos vencedores receberão no seu conjunto um total de 50.000 euros como capital semente para a sua implementação.

© COTEC Portugal

 

A quarta edição do Concurso FAZ-IOP recolheu 54 novas ideias de empreendedorismo social, envolvendo 201 participantes de 29 países. Deste universo foram seleccionados 10 projectos finalistas, que participaram num bootcamp sob a orientação do Instituto de Empreendedorismo Social, entre 8 e 10 de Junho, na Fundação Calouste Gulbenkian. Todas as equipas têm um português ou lusodescendente a residir no estrangeiro.

Conheça os projectos que venceram o Prémio FAZ - IOP:

Primeiro classificado: RIO FRIO | TERRITÓRIO CRIATIVO (25 mil euros)

O projecto pretende aproveitar os recursos abandonados ou pouco explorados, neste caso o pastoreio em 400 hectares de terrenos baldios, e instalar um rebanho colectivo (200 cabras autóctones da raça serrana e bravia) em que os habitantes da freguesia e a diáspora são convidados a adoptar um animal. Essa adopção pressupõe o pagamento de uma quantia anual. Desta forma resolve-se ou minimiza-se o risco de incêndio diminuindo a carga combustível no território; promove-se o equilíbrio dos ecossistemas e a conservação da biodiversidade, com particular destaque para a preservação da fauna e flora autóctones; desenvolvem-se dinâmicas territoriais e cria-se riqueza que sirva para suprir necessidades básicas e proporcionar algum conforto à população da freguesia de Rio Frio, muito envelhecida e socialmente deprimida. Esta iniciativa complementa outras que visam tornar o território resiliente e sustentável. Espera-se ainda o reforço dos laços afectivos da comunidade emigrante às suas origens e o fomento do espírito solidário entre conterrâneos.

 

Segundo classificado: TEIA (15 mil euros)

A TEIA é um marketplace online que quer juntar empreendedores portugueses que pretendam internacionalizar os seus negócios, recorrendo para tal a emigrantes portugueses estabelecidos profissionalmente no estrangeiro. Através da TEIA, os empreendedores têm a possibilidade de contratar serviços de profissionais portugueses estabelecidos nos mercados-alvo dos seus negócios. Os emigrantes, por sua vez, têm a oportunidade de se manterem vinculados ao tecido empresarial português, apesar da sua distância ao país. Os promotores deste projecto pretendem promover parcerias com a AICEP, Embaixadas e Câmaras do Comércio, com o objectivo de prestarem um serviço complementar a estas instituições. O projecto piloto encontra-se a decorrer no Chile, em virtude de dois dos promotores estarem a residir neste país.

 

Terceiro classificado: WEB Rádio para crianças (10 mil euros)

Este projecto consiste numa rádio online para crianças falada em português. Os temas, notícias, a música e os conteúdos serão direccionados para crianças mas serão igualmente uma ferramenta para os pais, educadores e outras pessoas que trabalhem com este público. Esta rádio tem como público-alvo crianças e famílias portuguesas e/ou luso-descendentes, residentes em qualquer parte do mundo. Os objectivos do projecto passam por proporcionar às crianças o contacto com a língua portuguesa e acompanhar o que se passa no país; e fornecer ferramentas e promover actividades para que os professores/educadores, pais e outros adultos que lidem ou trabalhem com crianças possam ter acesso a um leque variado de recursos digitais.

 

Mais informações em:

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo