Publicado em 05 de Maio de 2015

O QREN 2007-2013: o que Portugal fez com os fundos europeus

Publicado no final de Abril de 2015 pela equipa do Observatório do QREN, coordenada por Paulo Areosa Feio, o livro “O que fazemos com os fundos europeus? O QREN 2007-2013” pretende fornecer informação sobre a aplicação dos fundos europeus em Portugal no QREN 2007-2013 e analisa criticamente se os objectivos deste quadro de referência estratégica foram cumpridos.

© Observatório do QREN

 

Paulo Areosa Feio, coordenador do Observatório do QREN e também coordenador da equipa que trabalhou na compilação agora lançada refere que «baseada nos trabalhos elaborados pela equipa do Observatório do QREN entre 2008 e 2014, esta publicação visa fornecer aos interessados uma perspectiva sobre a aplicação daqueles recursos financeiros, desenvolvida a partir de um serviço público cuja finalidade era precisamente a de ajudar a compreender o que são, para que servem e que resultados produzem os recursos europeus que o país utiliza».

O livro traça um quadro sobre as principais áreas de intervenção, os seus aspectos mais positivos e mais críticos, apresentando um balanço sobre a aplicação, em Portugal, dos fundos europeus da Política de Coesão, traduzida num investimento comunitário de cerca de 21,5 mil milhões de euros ao serviço do desenvolvimento do país. O QREN assumiu para esse efeito cinco grandes prioridades estratégicas nacionais: qualificação dos cidadãos; dinamização do crescimento sustentado; promoção da coesão social; qualificação dos territórios e das cidades e aumento da eficiência e qualidade dos serviços públicos.

Aceda ao livro disponível online aqui.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo