Publicado em Junho de 2008

Optical Channel Unit e Pluma galardoados com Prémio Produto Inovação

A COTEC e a Unicer atribuíram o Prémio Produto Inovação, destinado a galardoar e divulgar publicamente produtos inovadores desenvolvidos em Portugal, em ex aequo, ao Optical Channel Unit – desenvolvido pela Nokia Siemens Networks Portugal – e à Pluma – criada pela Galp Energia.

© COTEC

 

O Optical Channel Unit é o primeiro transponder (dispositivo responsável pela ligação entre redes metropolitanas e nacionais) mundial de redes ópticas DWDM (Dense Wavelenght Division Multiplexing) de muito longo alcance. «Se pusermos um aparelho em Nova Iorque e outro em Miami, a uma distância de 2000 km entre eles, é possível estabelecer comunicações vocais para 800 milhões de pessoas por uma única fibra óptica», explicou o Engenheiro João Picoito, presidente da Nokia Siemens Networks Portugal, no seu discurso de agradecimento, acrescentando que se trata do sistema com maior largura óptica feito até hoje.

Sobejamente conhecida, a Pluma é uma garrafa de gás leve e ergonómica, inteiramente reciclável. «Três milhões de famílias portuguesas são ainda servidas por GPL, o que demonstra a importância da inovação inerente a este produto», sublinhou o Dr. Fernando Gomes, administrador da Galp.

O Júri atribuiu ainda duas menções honrosas:

  • à Global Telemetry Solution for Energy Efficiency, desenvolvida pela ISA - Intelligent Sensing Anywhere, e 
  • ao RAID - Revenue Assurance Integrated Driller, criado pela WeDo Consulting.

A Global Telemetry Solution for Energy Efficiency é uma linha de produtos que tem por objectivo melhorar a eficiência energética de clientes empresariais e domésticos. O RAID é uma solução informática flexível e fácil de usar que permite gerir eficazmente os processos de gestão de garantia de receitas.

Candidataram-se ao “Prémio Produto Inovação: COTEC - Unicer” 33 produtos que foram apreciados por um júri presidido por Artur Santos Silva (COTEC) e constituído por António Pires de Lima (Unicer), Carlos Zorrinho (Plano Tecnológico), Fernando Seabra Santos (Universidade de Coimbra), Francisco Pinto Balsemão (Grupo Impresa), Lino Fernandes (Agência de Inovação) e Luís Filipe Costa (IAPMEI).

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo