Publicado a 27 de março de 2017

Países europeus juntam forças para estimular a digitalização da indústria

A cidade italiana de Roma foi o palco do Digital Day, que decorreu a 23 de março por iniciativa da Comissão Europeia, com vista a debater temáticas como a digitalização da indústria,  a computação de elevado desempenho e a mobilidade ligada.

O Digital Day contou com a presença de Ministros e líderes empresariais de diversos países europeus, num dia que pretendeu reforçar a cooperação entre países membros com vista a preparar a sociedade e a indústria para colher da melhor forma os benefícios da transformação digital.

A sessão teve a participação do Secretário de Estado para a Indústria português, João Vasconcelos, que destacou que a "digitalização para Portugal não é apenas uma prioridade, é crucial". João Vasconcelos apresentou também brevemente o Programa i4.0, que se trata de uma "estratégia" para a digitalização da economia portuguesa, e que contará com a monitorização da COTEC Portugal.

No contexto do Digital Day, foram também assinadas pelos representantes governamentais declarações para colocar a União Europeia na vanguarda da computação global de alto desempenho e para realizar ensaios transfronteiriços em condução ligada. Foi igualmente lançada uma plataforma europeia que combina iniciativas nacionais para ajudar a indústria europeia a digitalizar-se, adaptar-se e inovar. A Comissão apresentou ainda um projecto de ensaio destinado a apoiar os estágios digitais.

Recorde-se que o Digital Day se insere numa iniciativa mais lata da União Europeia, com a designação de Digitising European Industry, e que pretende desempenhar um papel fulcral na implantação da digitalização da economia na Europa.

Consultar mais informação sobre o Digital Day

Consultar a página do Programa i.40 em Portugal

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo