Publicado em 9 de Novembro de 2010 (última actualização: 10-11-2010)

Polisport vence Prémio PME Inovação COTEC

A Polisport foi galardoada com o Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2010, atribuído durante o 4.º Encontro da Rede PME Inovação, realizado no dia 9 de Novembro.

© COTEC Portugal

 

Nascida em 1982, a Polisport Plásticos, SA é uma empresa de capital 100% português que se dedica à concepção, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos plásticos destinados a veículos de duas rodas (bicicletas e motas). A acentuada trajectória de sucesso desta empresa chamou a atenção do Júri do Prémio PME Inovação.

«A Polisport tem crescido, apesar da conjuntura económica difícil que atravessamos, mantendo, tanto em 2009 como em 2010, taxas de crescimento da ordem dos dois dígitos, superiores a 10% ao ano. Exporta 97% da sua produção para cerca de sessenta países situados nos cinco continentes», sublinhou Artur Santos Silva, Presidente do Júri do Prémio PME Inovação. Para além disso, esta empresa mantém parcerias com um grande número de Universidades portuguesas, detendo seu próprio portfolio de patentes.

Os bons resultados da Polisport são, nas palavras do seu CEO, «dividendos» da irreverência da empresa. Ao receber o Prémio, Pedro Araújo deu como exemplo dessa irreverência a criação da tecnologia IPD que permite a decoração de peças plásticas através de um processo de moldação por injecção. «O resultado é uma peça acabada que dispensa a utilização de autocolantes decorativos e que oferece níveis de acabamento e de resistência inigualáveis. As vantagens são económicas, ecológicas, práticas e estéticas», explicou.

Facto é que audácia compensou: «Fomos irreverentes na forma de encarar um obstáculo que era conhecido e aceite na nossa indústria. Como resultado, tornámo-nos fornecedores de primeiro equipamento dos principais construtores europeus de motos como a BMW, a KTM, a Husqvarna, a Suzuki, a Gas Gas ou a Rieju. Hoje a tecnologia IPD é, por si só, responsável por 7% das nossas vendas e pela posição de destaque da Polisport no seu mercado», salientou Pedro Araújo.

Menção especial para a Nautilus

O júri do Prémio PME Inovação atribuiu ainda uma menção especial à Nautilus. Criada em 1996, actua nas áreas do mobiliário escolar e da tecnologia educacional, sendo líder nacional em equipamentos interactivos e mobiliário para o ensino.

Quadros e estações interactivas, mesas ergonómicas com computadores integrados e software de gestão para a sala de aula são algumas das soluções oferecidas pela Nautilus para ajudar os professores a ensinar melhor e os alunos a aprender de forma mais eficiente, possibilitando a criação de conteúdos digitais que integram texto, web, vídeo e áudio, que facilitam estilos de aprendizagem inovadores.

A Nautilus foi distinguida internacionalmente três vezes consecutivas com o prémio de inovação no sector da educação (o Worlddidac Award), a última das quais no ano de 2010.

Para conhecer melhor a Nautilus veja o vídeo de apresentação da empresa

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo