Publicado em 24 de Janeiro de 2012

Portugal é um país ‘cigarra’ em termos de inovação

Já se encontram disponíveis os novos indicadores estatísticos do Barómetro de Inovação COTEC. Entre os 52 países analisados, Portugal encontra-se na 30.ª posição, tendo descido um lugar relativamente ao ano anterior. Por utilizar os recursos e condições disponíveis para promover a inovaçãode forma pouco eficiente Portugal é considerado um país ‘cigarra’.

Apesar de o posicionamento global de Portugal em matéria de inovação se manter muito próximo da média global dos países analisados, a falta de capacidade de concretização e transformação do potencial de inovação em resultados concretos com impacto económico-social coloca Portugal no conjunto de países desperdiçadores, com um perfil comportamental de ‘cigarra’.

«O problema maior não é que os impactos económicos sejam fracos, mas que o sejam tendo em conta as condições e recursos disponíveis no País. Não é que estejamos pior em termos de impactos económicos, mas temos vindo a ser ultrapassados – há um ano atrás estávamos em 40.º lugar e agora em 48.º. Estamos a fazer o mesmo que há um ano; o problema é que houve 8 países que fizeram melhor», considera Daniel Bessa, Director-Geral da COTEC.

Conheça os novos indicadores estatísticos do Barómetro de Inovação COTEC em barometro.cotecportugal.pt

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo