Portugal sobe no ranking dos Países Inovadores

Divulgado pela Comissão Europeia a 22 de Janeiro, em Bruxelas, o European Innovation Scoreboard 2008 revela que Portugal subiu 5 lugares no índice global de inovação, passando da 22.ª para a 17.ª posição na UE27. Portugal deixa, assim, o grupo de "países em recuperação" para se juntar ao dos "moderadamente inovadores".

Esta melhoria traduziu-se numa taxa de crescimento nos indicadores de inovação acima do dobro da média europeia e permitiu a Portugal ser o 5.º país que mais progrediu. O ranking faz ainda referência à evolução verificada nos indicadores da qualificação dos recursos humanos, onde Portugal foi o país europeu que mais progrediu. Portugal tem ainda a 4.ª melhor perfomance da UE27 no que toca à inovação tecnológica das empresas.

«Para a obtenção destes resultados foi fundamental o estreito diálogo entre a COTEC e o Plano Tecnológico, no sentido de tornar o nosso país mais inovador e mais competitivo», sublinhou o Dr. Artur Santos Silva, Presidente da COTEC, em conferência de imprensa. «Com esse objectivo, a COTEC está no terreno com um projecto muito ambicioso, o Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial, que prevê que até 2010, 650 empresas tenham implementado processos de organização e gestão da inovação adequados e focados na obtenção de mais e melhores resultados de inovação», desenvolveu.

Consulte o European Innovation Scoreboard 2008

Consulte também a apresentação que o Professor Carlos Zorrinho, Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, fez dos principais resultados do European Innovation Scoreboard 2008

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo