Publicado a 28 de Agosto de 2014

Portugal Ventures lança programa de apoio às empresas +Inovação +Indústria

A Portugal Ventures lança no próximo dia 15 de Setembro o novo Programa +Inovação +Indústria para desenvolver o investimento de capital de risco nos sectores tradicionais da economia nacional, através do apoio à criação de novas realidades empresariais inovadoras e com potencial de competição nos mercados globais.

Depois da Call For Entrepreneurship, já na sua oitava edição, a Portugal Ventures dirige-se agora também à capacidade empreendedora existente nos sectores mais tradicionais da economia nacional, com o objectivo de aumentar a capacidade de inovação empresarial, possibilitar a sua rápida progressão nas cadeias de valor e incentivar a cooperação com o sistema científico e tecnológico nacional (SCTN), com vista a dar respostas aos desafios da indústria nacional.

Os sectores tradicionais da economia portuguesa têm vindo a contribuir decisivamente para o crescimento das exportações nacionais, mas incorporam ainda um baixo grau de inovação nos seus equipamentos, produtos e processos.

Os escassos recursos em capital, pessoas e gestão, da generalidade das PME nacionais tem limitado significativamente o desenvolvimento de processos de inovação, in house ou externos, isoladamente ou em rede.

Com o lançamento do Programa +Inovação +Indústria, a Portugal Ventures dará um impulso à valorização económica do conhecimento científico e tecnológico aplicado aos sectores tradicionais da economia nacional, nomeadamente Agroindústria, Florestal, Habitat, Química, Cerâmica, Têxteis e Confeções, Metalomecânica e Metalurgia, contribuindo assim para a sua modernização e maior potencial de competição nos mercados globais.

O Programa +Inovação +Indústria fomentará a criação de novas empresas, constituídas por quadros técnicos empresariais e investigadores do SCTN, que tenham a ambição de vir a desenvolver, produzir e comercializar nos mercados globais novos equipamentos, produtos e serviços inseridos nas cadeias de valor industriais e com clientes com potencial interesse demonstrado. Os projectos seleccionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento até 1,5M€, aplicado por tranches de capital mediante o cumprimento de objectivos de execução do plano de negócios.

Para suporte à decisão de investimento, a Portugal Ventures conta com painéis de avaliação integrando peritos dos diversos sectores de actividade associados ao Programa +Inovação +Indústria.

A Portugal Ventures seleccionará os projectos que demonstrem possuir maior potencial de crescimento nos mercados globais e capacidade para se assumirem como empresas de excelência.

Os projectos que sejam alvo de investimento por parte da Portugal Ventures beneficiarão do aconselhamento por especialistas, com experiência acumulada relevante e redes de contactos no sector.

As candidaturas da primeira chamada de projectos estarão abertas de 15 de Setembro a 15 de Outubro em www.portugalventures.pt e estão previstas novas chamadas de projectos com uma regularidade trimestral.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo