11.º Encontro Nacional de Inovação COTEC
Publicado em 26 de Fevereiro de 2015 (actualizado a 18 de Março de 2015)

Potenciar o Talento nacional

O desenvolvimento do talento em Portugal foi o tema do 11.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, que contou com a presença de cerca de 550 participantes. No Encontro, foram apresentados publicamente os resultados do Estudo Transforma Talento Portugal, bem como as conclusões de um Think Tank sobre Valorização do Conhecimento, e atribuídos dois prémios que distinguiram a inovação empresarial. Durante o Encontro foi ainda anunciada a criação do Movimento Transforma Talento Portugal que irá assegurar a concretização das treze medidas prioritárias identificadas no Estudo Transforma Talento Portugal.

© COTEC Portugal

 

A Fundação Calouste Gulbenkian recebeu, em Lisboa, no dia 26 de Fevereiro o encontro anual da COTEC Portugal, sob o mote “The Talent Journey”. Associados da Associação Empresarial para a Inovação e agentes dos diversos quadrantes do Sistema Nacional de Inovação atenderam ao Encontro, que reuniu um interesse acrescido dada a abrangência e relevância da temática em debate.

No Encontro, foram apresentadas as principais conclusões do Estudo Transforma Talento Portugal, levado a cabo pela COTEC Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a everis, e que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. Trata-se de um trabalho abrangente acerca do estado do Talento em Portugal e que identifica os principais problemas e as medidas que devem ser tomadas para potenciar ao máximo o Talento nacional.

Resultado de um exercício de inteligência colectiva que se consubstanciou na realização de entrevistas a 48 personalidades de referência nas suas áreas de conhecimento e de 6 entidades, o estudo aborda o tema do talento de uma forma integrada, desde a sua identificação na família e nas fases mais iniciais do sistema de ensino, até ao seu desenvolvimento e plena valorização pelas mais diversas entidades, nomeadamente o sector empresarial. Alexandre Soares dos Santos, António Melo Pires, António Mexia, António Vitorino, Belmiro de Azevedo, Elvira Fortunato, Gabriela Canavilhas, Laurinda Alves, Luís Portela e Nuno Ferraz de Carvalho foram algumas das personalidades auscultadas.

© COTEC Portugal

 

Foi orador principal do Encontro Marc Alba, Managing Partner do Grupo everis, Global Chief Innovation Office e Advisor da Fundação Transforma España, com uma comunicação subordinada ao tema “A Transformação do Talento e o seu Impacto nas Economias Modernas”. À sua intervenção, seguiu-se um debate, que contou com a participação de Francisco Veloso, Dean da Católica-Lisbon School of Business and Economics, Isabel Barros, Head of Talent Management & Development da SONAE, Manuel Esperança, Director da Escola Secundária José Gomes Ferreira, Marc Alba e Rui Costa, Director de Estratégia de Recursos Humanos da Galp Energia, que deram testemunho do trabalho desenvolvido nas respectivas instituições em termos de valorização do talento, relacionado-o com as conclusões do Estudo Transforma Talento Portugal e o conteúdo das apresentações anteriores feitas no Encontro.

 

Criação do Movimento Transforma Talento Portugal - o concretizar das medidas do Estudo

Como resultado da elaboração do Estudo Transforma Talento Portugal, surge o Movimento Transforma Talento Portugal que, também com o Alto Patrocínio do Presidente da República, e dinamizado pela COTEC Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian, pretende conduzir e assegurar a concretização das treze medidas prioritárias identificadas para a transformação do Talento em Portugal. Neste sentido, foram identificados agentes chave da sociedade civil que, na qualidade de tomadores das medidas prioritárias para a Transformação do Talento, serão chamados a assumir a responsabilidade de coordenar a implementação das soluções e medidas propostas, bem como mobilizar a sociedade civil, como um todo, para uma maior orientação à valorização do Talento em Portugal.

© COTEC Portugal

 

No decorrer da Sessão de Encerramento, presidida pelo Presidente da República e com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, Eduardo Marçal Grilo, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentou a Infografia Transforma Talento, que reúne as principais conclusões do Estudo Transforma Talento Portugal, os principais Actores ao longo da Talent Journey, os problemas e as soluções identificados, bem como os principais Agentes por área do Ecossistema do Talento e as 13 medidas prioritárias para a Transformação do Talento em Portugal.

Ainda durante a Sessão de Encerramento foram conhecidos os 35 novos membros admitidos à Rede PME Inovação COTEC em 2014, de acordo com os critérios da Comissão de Acompanhamento da Rede, tendo sido também atribuídos dois prémios que distinguiram empresas e produtos inovadores.

Admissão das novas empresas da Rede PME Inovação COTEC

São 35 as novas empresas que, pela sua atitude e actividade inovadoras, integram a Rede PME Inovação COTEC. As novas empresas foram validadas pelo exercício Innovation Scoring®, constituindo exemplos de criação de valor para o País.


Think Tank ‘Conhecimento, Inovação, Valor'
No Encontro foram apresentados os resultados do estudo 'Conhecimento, Inovação, Valor', que resulta de um Think Tank que analisou as políticas públicas de estímulo à valorização do conhecimento criado no sistema de ensino superior entre 2002 e 2012.

© COTEC Portugal

Prémio PME Inovação COTEC-BPI, com o apoio do jornal Público

A Celoplás - Plásticos para a Indústria e a Vision-Box® - Soluções de Visão por Computador foram consideradas as PME mais inovadoras do ano, saindo vencedoras ex-aequo do Prémio PME Inovação COTEC-BPI. O júri do prémio atribuiu ainda uma menção honrosa à BERD - Projecto, Investigação e Engenharia de Pontes.


Prémio Produto Inovação COTEC-NORS, com o apoio do jornal Expresso

A VORTALnext>, uma plataforma electrónica de compras criada para simplificar o processo contratual, que apoiou a realização de contratos num valor superior a 25 mil milhões de euros, foi o produto vencedor do Prémio Produto Inovação COTEC-NORS 2014. O júri do prémio atribuiu ainda uma menção honrosa à Lemon Jelly, uma marca que desenvolve, produz e comercializa calçado injectado recorrendo a materiais e processos inovadores, detendo mais de 130 modelos, bem como algumas patentes de design.

Consulte o programa do 11.º Encontro Nacional de Inovação COTEC e faça download das apresentações e de alguns dos discursos realizados:

  • Discurso de Abertura por João Bento, Presidente da Direcção da COTEC Portugal
  • Apresentação feita por Miguel Dias Fernandes, Director da everis Portugal
  • Apresentação feita por Marc Alba, Director da everis Portugal, Managing Partner do Grupo everis e Global Chief Innovation Officer
  • Discurso de Encerramento por João Bento, Presidente da Direcção da COTEC Portugal
  • Apresentação de Eduardo Marçal Grilo, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo