Publicado a 06 de Junho de 2013

Prémio Diáspora 2013 distingue Mapril Baptista e Teresa Lundahl

Mapril Baptista e Teresa Lundahl foram os distinguidos da 6.ª edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa. O Prémio Diáspora é uma iniciativa da COTEC Portugal, lançada em 2007 com o Alto Patrocínio do Presidente da República, com o objectivo de distinguir os portugueses que se tenham destacado pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável no contexto das respectivas sociedades de acolhimento, e que sejam exemplos de estímulo à cooperação entre Portugal e os países de acolhimento.

© COTEC Portugal

 

Já na sua 6.ª edição, o Prémio obteve este ano um número recorde de candidaturas, com 155 empreendedores a submeterem os seus projectos. Os candidatos da edição de 2013 são oriundos de 37 países, dos cinco continentes, onde se destaca a participação, pela primeira vez, de candidatos do Índia, Malásia, República Checa e Venezuela. Outros países continuam a ter uma forte participação das comunidades portuguesas neste Prémio, nomeadamente EUA (30), França (23) e Brasil (17). Os sectores mais representados são o empresarial/financeiro, com 29% das candidaturas, seguido pelos sectores da restauração/turismo, educação/investigação/ciência, e indústrias criativas.

Os empreendedores distinguidos com o Prémio em 2013:
Mapril Baptista (57 anos, vencedor) - Emigrado em França desde cedo, criou a empresa Maprilanne na década de 70. Em meados da década de 80 chegou a ter 17 empresas de transporte de doentes, situação que lhe permitiu ganhar visibilidade no mundo empresarial. Em 2000, criou a marca Les Dauphins e começou a fazer as primeiras encomendas de ambulâncias a Portugal, mas apenas para consumo da sua empresa. Em 2002 começou a vender ambulâncias e em 2004 fundou a CapSud. Actualmente, a Les Dauphins é a n.º 1 em venda de ambulâncias em França, tendo cerca de 98% de quota de mercado na Ile de France e 50% em todo o país. As ambulâncias são todas transformadas em Portugal na CapSud. Em 2011, foi considerado o melhor português a trabalhar em França pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Francesa, entidade para a qual foi eleito recentemente.

Teresa Lundahl (54 anos, menção honrosa) - Fundadora da Mateus Stock AB, na Suécia, uma empresa que combina design moderno com artesanato tradicional português. Todos os produtos da Mateus Stock AB são fabricados à mão em Portugal, com um toque pessoal e exclusivo para cada peça. A empresa, com 71 colaboradores, exporta para diversos países do mundo, tais como Austrália, Canadá, EUA, Japão e Rússia, entre outros. Teresa Lundahl foi também nomeada Conselheira para a Internacionalização da Economia Portuguesa na Suécia.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo