Publicado a 27 de Novembro de 2013 (actualizado a 2013-11-29)

Prémio Produto Inovação COTEC atribuído a fio eléctrico de reduzida dimensão da COFICAB Portugal

O FLMRY Cu Sn 0,13 mm² da COFICAB Portugal foi o vencedor da 6.ª edição do Prémio Produto Inovação COTEC, como o produto mais inovador desenvolvido e comercializado há menos de 5 anos por uma empresa a operar em Portugal. Foi também distinguido o produto inovador Timewarp da ZON OPTIMUS, com uma menção honrosa.

© COTEC Portugal

 

À luz dos critérios de atribuição do Prémio, que incluem, entre outros, as características inovadoras do produto, a inserção do processo de desenvolvimento e comercialização do produto numa estratégia global de inovação, ou a viabilidade económica e sustentabilidade ambiental do produto, o júri do Prémio Produto Inovação COTEC, presidido por João Bento, decidiu atribuir o prémio, ao produto FLMRY Cu Sn 0,13 mm² desenvolvido pela COFICAB Portugal. No decorrer do 10.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, que teve lugar no dia 27 de Novembro em Lisboa, foi também distinguido o Timewarp da ZON OPTIMUS, com uma menção honrosa.


FLMRY Cu Sn 0,13 mm², o fio eléctrico da indústria automóvel mais leve e pequeno do mercado
Com as quantidades de fios eléctricos num veículo a aumentar grandemente nos últimos anos, a economia de espaço e de peso tornou-se uma preocupação para os construtores da indústria automóvel. A solução desenvolvida pela COFICAB Portugal é a de um fio eléctrico de secção de 0,13mm², reduzindo em 53% o peso e em 41% o volume dos fios condutores de menor secção existentes (0,35mm²). Respondendo aos requisitos dos vários construtores de automóveis no que respeita aos fios usados como condutores de sinal (exigências eléctricas, mecânicas e físico-químicas), este fio inovador foi já homologado pela Daimler, VW, FORD e GM, e tem em curso a sua homologação para a PSA e a Renault. Para além da redução do peso e volume ocupacional e consequente diminuição do consumo de material utilizado na construção deste fio, destacam-se como principais vantagens na sua utilização as suas alta resistência mecânica, boa flexibilidade, elevada resistência à dobragem mecânica, grande durabilidade e robustez. Em comercialização desde o ano passado, o FLMRY Cu Sn 0,13 mm² já ultrapassou em 2013 os 410 mil euros em vendas.

Timewarp da ZON Optimus, dita novo paradigma de consumo de televisão
Lançado em Agosto de 2012, o Timewarp consiste na gravação automática da grelha televisiva baseada na tecnologia Advanced Personal Cloud Recordings, ficando os programas de 80 canais disponíveis durante 7 dias. A ZON Optimus foi a pioneira a nível mundial a disponibilizar esta funcionalidade, posicionando-se como líder mundial no âmbito da inovação tecnológica e alterando o paradigma de consumo de televisão. Nos primeiros dois meses após o lançamento do Timewarp, as vendas da empresa aumentaram 52%.

Com este novo produto, a empresa foi distinguida com o Prémio Marketing e Inovação – Produto do ano 2013, na categoria de Serviços “Triple Play” – atribuída por um painel de 2300 consumidores representativos da população portuguesa. Posteriormente, todos os operadores no mercado português replicaram a funcionalidade Timewarp.

Saiba mais sobre o Prémio Produto Inovação COTEC, com o apoio do jornal Expresso.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo