Projecto Ion Jelly distinguido na Idea to Product Global Competition

O projecto Ion Jelly alcançou o 2.º lugar no Cockrell School of Engineering Chalenge da Idea to Product (I2P) Global Competition, prestigiada competição internacional realizada na Universidade do Texas em Austin (UT Austin), em representação do Programa COHiTEC.

«O lugar obtido no I2P resulta da combinação do potencial da tecnologia apresentada com a qualidade do plano de comercialização desenvolvido pela equipa no âmbito do Programa COHiTEC», afirmou o Professor Pedro Vilarinho, coordenador do Programa COHiTEC, explicando que a preparação da apresentação do plano de comercialização da tecnologia «obriga a uma forte interacção entre os investigadores e os MBA de cada um dos grupos participantes, para que consigam uma comunicação efectiva do potencial da tecnologia e da dimensão dos mercados alvo num reduzido espaço de tempo».

 

Na perspectiva do Professor Pedro Vilarinho, o facto de a equipa ter ficado melhor classificada do que outras provenientes de instituições com grande reputação internacional, como a Universidade do Texas em Austin, do Michigan, a Stockholm School of Entrepreneurship e a RWTH Achen, é uma demonstração de que algumas das tecnologias com potencial de comercialização desenvolvidas em instituições de investigação nacionais são competitivas a nível global.

Este ano a COTEC foi representada na Idea to Product Competiton – competição única focada na avaliação de oportunidades de negócio baseadas em tecnologias desenvolvidas em instituições de investigação – por uma equipa constituída pelos investigadores Pedro Vidinha e Nuno Lourenço e pelos MBA Emilie Gaudet e João Nascimento, que apresentaram uma tecnologia inovadora e com grande potencial comercial.

«O segredo do nosso sucesso foi trabalharmos com forte espírito de equipa, tanto nas questões de definição de mercado como nas questões de definição tecnológica», salientou Pedro Vidinha, que acrescentou: «É nestas competições internacionais que a nossa competitividade é avaliada e este segundo lugar é prova de que estamos no caminho certo».

O Ion Jelly resultou de investigação efectuada no Instituto Superior Técnico e na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e visa a comercialização de baterias de filme-fino para dispositivos electrónicos, que podem ser impressas em qualquer tipo de superfície.

Este projecto participou na edição de 2008 do COHiTEC, iniciativa da COTEC que pelo segundo ano consecutivo é convidada a fazer-se representar na competição da UT Austin e é distinguida neste prestigiado concurso de ideias na área do empreendedorismo de base tecnológica.


Idea to Product Competition
As competições Idea to Product (I2P) são um conjunto de concursos de planos de comercialização de tecnologia early-stage, disputados em diferentes regiões do globo, que visam a identificação de oportunidades de negócio suportadas em conceitos de produtos únicos obtidos a partir de tecnologia inovadoras e dirigidos a mercados claramente definidos.

O objectivo das competições é o de incentivar os participantes a criar ligações entre as tecnologias emergentes e as necessidades do mercado, essencial para apoiar etapas posteriores da sua comercialização. Pelo menos uma equipa em cada uma das 13 anteriores competições locais e globais realizadas na Universidade do Texas em Austin conseguiu financiamento para a investigação ou criou um negócio.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo