Publicado a 11 de julho de 2017

Projeto All Aboard no Programa Faz Sentido

No passado dia 21 de junho elementos da equipa que venceu o primeiro lugar do concurso 'Portugal, País de Excelência em Engenharia', projeto All Aboard"  participaram no programa da SIC Mulher ‘Faz Sentido’.



O “All Aboard”, projeto vencedor da categoria de alunos e professores do Prémio 'Portugal, País de Excelência em Engenharia' é um kit de baixo custo que ajuda alunos do 1.º ciclo (onde não há formação específica nem recursos nesta área – normalmente dispendiosos), seus professores e pais a aprender conceitos básicos de programação e eletrónica.

Desenvolvido por uma equipa de catorze alunos e cinco professores da Escola Secundária Vale do Tamel, mais do que um kit, o projeto é uma plataforma de ensino de programação, com tutoriais e vídeos das aulas, ambos em português e inglês, e que incluem desafios específicos que são resolvidos na aula seguinte. O kit foi testado junto dos seus destinatários (professores e alunos do 1.º ciclo) com sucesso, sendo que os professores não têm de ter qualquer formação específica na área de eletrónica ou robótica para apoiar os seus alunos na aprendizagem usando este kit.

Trata-se de um projecto multidisciplinar e exemplo de envolvimento também com a comunidade empresarial (8 empresas envolvidas), academia, pais e Câmara Municipal.

Estiveram presentes no programa Diogo Nogueira e Sandra Miranda, alunos da equipa do projeto, Mónica Alves, Coordenadora de Projetos da Escola Secundária Vale do Tamel, e Paulo Sousa, Professor do primeiro ciclo que usa o kit de forma regular em sala de aula, experimentou e validou o All Aboard.

Veja o vídeo completo aqui.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo