Projetos de 2016 do Programa COHiTEC

No passado dia 12 de julho foram apresentados os 14 projectos de negócio de base tecnológica que concluíram a edição de 2016 do Programa COHiTEC, na Porto Business School, no Porto. Uma solução biodegradável para descontaminação de águas, um kit de deteção de Salmonella, um café funcional que reduz o colesterol, ou uma nova forma de controlar atuadores somente através da atividade cerebral foram algumas das ideias de negócio apresentadas.

 Conheça os Projetos de 2016 do Programa COHiTEC:

 

3Sugars: Compostos bioativos de origem natural (Laboratório Nacional de Energia e Geologia e Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo)

Compostos bioativos que permitem criar uma fórmula alimentar infantil melhorada que garante que a alimentação de substituição seja o mais próximo possível do leite humano em termos de funcionalidade e benefícios.

 

 

 

 

 

BGreen: Tecnologia inspirada na natureza (Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico)

Solução biodegradável e inspirada na natureza, produzida a partir de recursos naturais e renováveis, para ser usada na remediação de águas contaminadas com petróleo, reduzindo o nível de toxinas no ambiente e preservando o ecossistema. 

 

 

 

 

Blood Reprogramming Technologies: Curar o cancro com as células da pele (Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra)

 A Blood Reprogramming Technologies desenvolveu o MiStem, células estaminais do sangue específicas de cada doente, com a capacidade de produzir células do sangue para tratar doentes que necessitam de um transplante. Ao contrário dos atuais transplantes com células estaminais do sangue, MiStem está disponível para todos os doentes e evita a dificuldade em encontrar um dador compatível.




CleanMIPTech: Soluções personalizadas para purificação (Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia)

Novas soluções de purificação para a indústria farmacêutica. Os produtos são obtidos como pós facilmente manipulados, que podem ser utilizados como enchimento de colunas cromatográficas ou por separação por gravidade, ou adaptados a outros dispositivos de separação.

 

 

 

 

DART Diagnostics: Diagnóstico num piscar de olhos (Universidade de Lisboa – Instituto de Medicina Molecular)

AMPS-RT, da DART Diagnostics, é um kit de deteção de Salmonella para a indústria alimentar. A principal vantagem em relação à concorrência é que este kit é mais rápido e supera os atuais limites de deteção. Os ensaios atuais requerem até 5 dias, enquanto o AMPS-RT obtém resultados em 1-3 horas, protegendo a saúde pública e poupando tempo, dinheiro e a reputação dos clientes.

 

 

 

 

Delox: Por um ambiente hospitalar mais seguro (Universidade de Lisboa – Faculdade de Ciências)

A tecnologia da Vaporização de Peróxido de Hidrogénio (VHP) é a referência da bio-descontaminação. dryVHP é a tecnologia VHP da próxima geração: mais rápida, mais eficaz e menos cara. dryVHP irá conquistar a esterilização a frio em hospitais, um mercado de € 630 milhões, com uma taxa de crescimento de 10%.

 

 

 

 

FightSterol: Alimentação que reduz colesterol

Desenvolvimento de alimentação que reduz o colesterol, em particular de um café funcional. Através da manipulação do processo de produção do café, e com o apoio de uma tecnologia de análise da solubilidade do colesterol, a FightSterol consegue otimizar os nutrientes do café, desenvolvendo um café que reduz o colesterol.

 

 

 

 

Fraunhofer Tech: Coisas que ficam inteligentes (Fraunhofer Portugal – AICOS)

O SMART ULM é um dispositivo inteligente para a medição de consumos compatível com os contadores já existentes, para operadores de água e gás que pretendam as melhorar as estimativas.

 

 

 

 

mindreach: from thoughts to actions (Champalimaud Research, Champalimaud Foundation)

A mindreach oferece uma nova forma de controlar atuadores somente através da atividade cerebral, tendo um grande impacto em mercados desde Saúde até Video-Jogos. A tecnologia é baseada em recentes descobertas científicas sobre a forma como o cérebro aprende novas competências.

 

 

 

MitoDIETS: Antioxidantes naturais otimizados (Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e Universidade do Porto)

Os antioxidantes naturais otimizados MitoDIETS, desenvolvidos como ingredientes ativos para cosmética, combatem uma das principais causas do envelhecimento da pele, o stress oxidativo derivado da poluição, raios UV e desequilíbrios metabólicos. Fazem-no atuando nos organelos celulares por ele mais afetados, as centrais energéticas celulares chamadas mitocôndrias.

 

 

 

ModProt Diagnostics: Proteínas Modificadas para o diagnóstico de doenças (Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico e Universidade de Lisboa – Instituto de Medicina Molecular)

Lupus é uma doença autoimune crónica que pode afetar qualquer parte do corpo. Esta doença incapacitante e potencialmente fatal é difícil de diagnosticar e afeta 5 milhões de pessoas mundialmente. A ModProt diagnostics descobriu um biomarcador específico de Lupus, que pode ser detetado na fase inicial da doença. Possibilitando o diagnóstico precoce de Lupus, a EndoMark permite uma maior eficácia terapêutica e uma maior qualidade de vida para o doente.

 

 

NeuroPsyCAD: Precisão em Neuropsiquiatria (Universidade de Lisboa - Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica e Instituto de Medicina Molecular)

NeuroPsyCAD é um serviço de software que melhora a confiança de neurologistas, psiquiatras e imagiologistas na tomada de decisão clínica disponibilizando-lhes relatórios especiais que contêm informação precisa e atempada, quantitativa e de risco sobre doenças neuropsiquiátricas. NeuroPsyCAD fornece precisão no suporte aos médicos ao nível do diagnóstico e prognóstico corretos, reduz o tempo entre a primeira consulta e o tratamento correto, melhorando os ganhos na saúde e poupando nos custos de gestão do doente.

 

 

OCP-TEC: A escolha dos Vencedores (Universidade do Porto e Universidade do Minho)

A equipa OCP-TEC propõe um software de controlo e optimização para a formulação de rações para animais, o Opti-Mix. Este software tem por base conhecimentos matemáticos na área do controlo óptimo e na área da modelação. Este produto nasceu da necessidade de reduzir custos de produção e de saber qual é a altura ideal para comprar matéria primas tendo em conta a grande flutuação dos seus preços.

 

 

 

SPAWNFOAM: Trabalhando com a Natureza (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

Os VASOS BIODEGRADÁVEIS SPAWNFOAM® são um novo produto tecnológico utilizado para melhorar a taxa de sucesso do processo de plantação, dando às plantas tudo o que elas precisam para sobreviverem durante os diferentes estágios de crescimento.

 

 

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo