Publicado a 26 de janeiro de 2017

Promover a digitalização da indústria portuguesa

Na manhã de 30 de janeiro, no Instituto Politécnico de Leiria, decorrerá o evento “Indústria 4.0 - Economia Digital”, que visa apresentar os resultados da iniciativa promovida pelo Governo português sobre esta temática, bem como celebrar a assinatura do protocolo de colaboração entre a COTEC Portugal e o Ministério de Economia com vista ao acompanhamento das medidas da iniciativa.

O evento, com abertura do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, retratará o estado da arte da Indústria 4.0 em Portugal, incluindo uma mostra com mais de 40 salas num Circuito de Exibição de tecnologias e soluções i4.0, bem como Workshops e Sessões Paralelas dedicadas a diversos temas relacionados.

Pelas 12h50 serão apresentados os resultados do estudo “Indústria 4.0 em Portugal – Percurso & Resultados”, coordenado pela Deloitte em estreita colaboração com um conjunto selecionado de empresas e entidades do SCTN.

As 13h00 marcam a assinatura do protocolo entre a COTEC Portugal e o Ministério da Economia, que formaliza o mandato da Associação para coordenar e monitorizar a implementação das medidas resultantes da iniciativa “Portugal i4.0”

Por fim, a manhã encerrará com as intervenções do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do Primeiro Ministro, António Costa.

O termo “Indústria 4.0” tem vindo a ser utilizado na Europa para denominar uma quarta revolução industrial, que consiste na fusão de métodos de produção com tecnologias inovadoras de informação e comunicação. Impulsionada pela digitalização da economia e da sociedade, esta revolução é possível graças a “sistemas ciber-físicos” inteligentes e interligados que permitem que pessoas, máquinas, equipamentos, sistemas logísticos e produtos comuniquem e cooperem diretamente uns com os outros.

A iniciativa “Portugal i4.0” foi lançada pelo Ministério da Economia português com vista a identificar as necessidades do tecido industrial português e orientar medidas (públicas e privadas) que permitam: (i) acelerar a adoção das tecnologias e conceitos da Indústria 4.0 no tecido empresarial português, (2) 
promover empresas tecnológicas portuguesas a nível internacional e (3) 
tornar Portugal um polo atrativo para o investimento no contexto Indústria 4.0. 
Para esta iniciativa, contribuíram mais de 100 empresários e instituições relevantes em Portugal que, numa primeira fase, se organizaram em grupos de trabalho em quatro fileiras: Automóvel, Moda e Retalho, Agroalimentar e Turismo.

Consultar a página do evento “Indústria 4.0 – Economia Digital”, incluindo o Programa e Inscrições

Consultar a landing page da iniciativa "Portugal i4.0"

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo