Publicado a 30 de outubro de 2016

Reciclar Não É a Única Solução

As empresas podem poupar mais se optarem, não pela reciclagem, mas pela reutilização, reparação ou refabricação.

A reciclagem já é hoje uma indústria muito lucrativa. Mas, segundo Ellen MacArthur, fundadora da Ellen MacArthur Foundation, em 2010, e oradora convidada da 13ª edição do Encontro Nacional de Inovação COTEC, as empresas podem poupar ainda mais dinheiro se optarem, não pela reciclagem, mas pela reutilização, reparação ou refabricação. A reciclagem — derreter os produtos para com esse material fazer novos produtos  — é um processo caro que consome muita energia. Essa solução está condenada  — e os líderes mundiais já o reconheceram.
 
A economia circular vai além da reciclagem na medida em que assenta em sistemas industriais que fazem design de produtos para evitar os resíduos. Não havendo resíduos, deixa de haver necessidade de reciclagem.
 
Assim, passamos de um sistema assente na reciclagem para um sistema assente na reutilização, reparação e refabricação. O objetivo passou a ser conceber e fazer o design para que seja mais fácil recuperar no fim de vida, minimizando o nível de energia utilizado.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo