8.º Encontro Nacional de Inovação COTEC
Publicado em 29 de Junho de 2011 (última actualização: 05-07-2011)

Redes Colaborativas de Inovação

«Don’t be a star, be a galaxy» foi o conselho deixado por Peter Gloor, investigador do MIT, aos participantes do 8.º Encontro de Inovação COTEC. O conferencista, que lidera um projecto para ajudar as organizações a aumentar a sua produtividade e inovação através da criação de Collaborative Innovation Networks (COINs), defendeu que na colaboração e na partilha está um grande potencial de inovação.

© COTEC Portuga

«A colaboração nas COIN é o motor para a inovação disruptiva. Aliás, todas as startups começam como uma COIN», afirmou Peter Gloor, explicando que uma COIN é um conjunto de pessoas auto-motivadas, com uma visão colectiva, que colaboram na concretização de um objectivo comum através da partilha de ideias, informação e trabalho.

Nesta lógica, uma ideia inovadora é impulsionada por líderes carismáticos, que se rodeiam de pessoas altamente motivadas pela partilha de uma visão comum. Encontrar essas pessoas é um passo fundamental para a inovação, o que, na perspectiva do investigador do MIT, passa por explorar o potencial das redes sociais – que tanto são o conjunto de pessoas que trabalham juntas quanto as que jogam na mesma equipa de futebol. «Importa procurar as pessoas melhor conectadas, mais interactivas e com grande vontade de partilhar», explicou o conferencista, explicando que esses indivíduos possuem uma maior capacidade de influenciar os outros, o que se traduz num capital social mais elevado.

«Se olharmos para as abelhas, o comportamento de um indivíduo não é previsível, mas o do enxame é. Acontece o mesmo com os humanos», frisou o investigador que se inspirou no funcionamento das abelhas para desenvolver o conceito de swarm creativity. Seguir a “sabedoria do enxame” permite às organizações não só encontrar (cool hunting), mas também criar (cool farming) tendências através das redes colaborativas de inovação.

Defendendo que o capital social é «o único tipo de capital que quanto mais se dá mais se recebe», Peter Gloor sustentou que a partilha deveria ser mais preconizada pelas organizações interessadas em inovação. «Devemos partilhar 99% do que sabemos e guardar o restante 1%», argumentou, alertando porém que o segredo está em saber que 99% partilhar.


Colaborar.COTEC
Após a partilha das experiências da Alcatel-Lucent, Mota-Engil e Vodafone no desenvolvimento de redes colaborativas internas, a COTEC Portugal apresentou neste 8.º Encontro Nacional de Inovação a sua nova plataforma colaborativa: Colaborar.COTEC. Trata-se de uma plataforma digital criada com o objectivo de aproximar e fomentar a colaboração entre as empresas do universo COTEC e destas com os restantes actores do Sistema Nacional de Inovação, propondo uma nova forma de trabalhar em rede onde se possibilita a interacção directa entre as instituições participantes através de módulos tipificados que permitem, por exemplo, procurar parceiros estratégicos e desafiá-los a integrarem acções conjuntas. Para além de se configurar como um estímulo ao trabalho conjunto, a Colaborar.COTEC é um espaço virtual de partilha de conhecimento e de experiências focadas na inovação, onde as interacções podem também ser feitas de modo privado, em grupos de trabalho fechados.

 

Prémio Produto Inovação 2011
No decorrer da Sessão de Encerramento – presidida pelo Presidente da República –, foi entregue o Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer, aos produtos seguintes, distinguidos em ex-aequo:

  • CAE (Compact Advanced Electronics), um esquentador inovador, desenvolvido pela Bosch
  • Efapower EV QC50, um carregador de veículos eléctricos, desenvolvido pela Efacec

Foi também atribuída uma menção honrosa ao produto WindMETER, um sistema de monitorização de pás de geradores eólicos, da Fibersensing.

O 8.º Encontro Nacional de Inovação COTEC decorreu no dia 28 de Junho de 2011, na Culturgest, sob o tema “Redes Colaborativas de Inovação”, e reuniu líderes e gestores das empresas associadas da COTEC e da sua Rede PME Inovação, bem como Entidades do Sistema Nacional de Inovação, num total de 344 participantes.

Conheça o Programa do 8.º Encontro Nacional de Inovação

Consulte a apresentação do conferencista

Consulte as apresentações do painel 'Partilha de experiências:

Veja os vídeos do 8.º Encontro.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo