Reunião entre a Rede PME Inovação COTEC e o DGATE (Ministério dos Negócios Estrangeiros)

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a COTEC Portugal realizou, no passado dia 13 de Julho, uma reunião entre a Rede PME Inovação e a Direcção-Geral dos Assuntos Técnicos e Económicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na pessoa da Embaixadora Maria Margarida Figueiredo.

A reunião, que decorreu em Lisboa, nas Instalações da Novabase, contou com as intervenções do Coordenador do Plano de Actividades da Rede de PME Inovadoras COTEC, Professor Rogério Carapuça, e da Directora-Geral dos Assuntos Técnicos e Económicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), a Embaixadora Maria Margarida Figueiredo. A sessão de trabalhos incluiu ainda com um período de debate, aberto a todos os participantes no evento.

A reunião com a Direcção-Geral dos Assuntos Técnicos e Económicos (DGATE) – que tem por missão dar efectividade e continuidade à acção do MNE no plano internacional bilateral e multilateral no que respeita a todos os assuntos de carácter económico, científico e técnico – surge na sequência do desafio de tornar a diplomacia económica acessível ao universo das PME.

A DGATE prossegue as seguintes atribuições:

  1. Conduzir a diplomacia económica definida pelo Governo, em articulação com os outros departamentos, serviços ou organismos sectoriais competentes;
  2. Recolher, tratar e difundir informações macroeconómicas e de mercados;
  3. Acompanhar e assegurar a participação em organismos internacionais de natureza económica ou técnico-científica, designadamente os que assumem carácter estratégico no âmbito da actividade externa do Estado;
  4. Assegurar a coordenação com os outros departamentos, serviços ou entidades públicas de todos os assuntos de carácter económico, técnico ou científico cuja decisão vincule o Estado Português.
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo